Santuário do Santo Cristo tem um novo reitor a partir de domingo

Cónego Adriano Borges substitui Monsenhor Augusto Cabral e é apresentado numa missa às 15h30

O cónego Adriano Borges é o novo reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, nos Açores, substituindo  Monsenhor Augusto Cabral, que liderava o mais importante Santuário diocesano desde 2011.

A tomada de posse do sacerdote que até agora foi ecónomo da diocese, está agendada para este domingo.

Com 42 anos de idade, o Cónego Adriano Borges será um dos mais jovens reitores do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada, cargo que irá desempenhar acumulando com a atual função de diretor do Serviço Diocesano de apoio à Pastoral Escolar na Diocese.

Natural da freguesia da Ribeirinha, no concelho da Ribeira Grande, ilha de S. Miguel, Adriano Borges foi ordenado padre há 16 anos e completou em Roma a licenciatura canónica em História Eclesiástica.

Até agora ecónomo diocesano, serviço que tutelava desde 2010 e que no novo ano pastoral termina, Adriano Borges deixou o curato de São Carlos, na ilha Terceira.

Com a nova nomeação deixou de lecionar a disciplina de História da Igreja, Arqueologia e Arte Sacra no Seminário Episcopal de Angra, uma vez que passará a residir na ilha de São Miguel.

Entre as prioridades do novo reitor está a recuperação patrimonial do Convento da Esperança onde se insere a Igreja do Senhor Santo Cristo e uma dinamização da atividade pastoral do Santuário de forma a “acolher e dignificar ainda mais a figura do peregrino”, como disse ao Sítio Igreja Açores.

A decisão de substituir Monsenhor Augusto Cabral, de 79 anos e que nos últimos quatro anos assumiu a reitoria do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, deve-se a motivos de doença deste sacerdote que foi vigário geral da diocese de Angra, aquando da visita do Papa João Paulo II ao arquipélago, foi reitor do Seminário Episcopal de Angra e Diretor do Secretariado Nacional da Catequese.

Scroll to Top