São Mateus veste-se de festa para honrar o Senhor Bom Jesus Milagroso

Programa da festa foi apresentado esta manhã

Começam já no próximo sábado as festas do Senhor Bom Jesus do Pico, no Santuário de São Mateus, decorrem até dia 7 de agosto, com o tema “Ai de mim, se eu não evangelizar e serão presididas pelo bispo de Viseu, D. António Luciano dos Santos Costa, sendo o novenário preparatório pregado pelo Diretor do Serviço Diocesano da Evangelização, Catequese e Missão, Pe. Jacob Vasconcelos.

O lema da festa é inspirado na Carta aos Coríntios e é o mesmo tema que animou a festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

No dia 27 de julho, pelas 19h30, haverá a solene Transladação da veneranda imagem do Senhor Bom Jesus Milagroso pelo exterior da Igreja para o trono do Santuário, seguida da Eucaristia.

Entre os dias 28 de julho e 4 de agosto prossegue o novenário, começando o programa diário sempre às 18h30 com um momento de Adoração Eucarística e celebração do Sacramento da Reconciliação, terminando com a Eucaristia. No dia 2 de agosto haverá já às 21h30 animação musical com uma Folga de Chamarritas, organizada pelo Grupo Folclórico e Etnográfico Ilha Morena da Casa do Povo de São Mateus, no Largo do Passo.

No dia 3 de Agosto, o programa social prossegue com a XI Regata de Botes Baleeiros – Terra do Bom Jesus Milagroso – organizada pelo Clube Naval de São Mateus – Porto de São Mateus, pelas 10h00. No Dia 4 de agosto a Eucaristia encerra o novenário, período durante o qual o Santuário estará aberto até às 24h00, diariamente.

Na segunda-feira, dia 5 de Agosto, o programa começa às 17h00, com Adoração Eucarística e Celebração do Sacramento da Reconciliação; às 18h00 é celebrada a Eucaristia com a Celebração do Sacramento da Unção dos Doentes; às 19h00 haverá a arrematação de gado e às 20h30, o desfile das filarmónicas, seguido de concertos pelas Filarmónica Lira de São Mateus (21h00), Lira Madalense (22h15) e União Progresso Madalense (23h30).

No dia 6, dia da Festa do Senhor Bom Jesus, alvorada às 8h00 será dada pela Filarmónica Lira de São Mateus. Às 9h00 é celebrada a primeira Eucaristia do dia; entre as 10h00 e as 11h00 será celebrado o Sacramento da Reconciliação e às 11h00 será celebrada uma nova Eucaristia, animada pelo Agrupamento de Escuteiros 1219 de São Mateus.

Às 16h00  será celebrada a Solene Concelebração Eucarística solenizada pelas Capelas do Santuário e da Matriz da Madalena; às 17h15 haverá o desfile das filarmónicas que se vão incorporar na Procissão, que começa às 18h00. Á noite volta a haver vários concertos.

A festa do Senhor Bom Jesus Milagroso, no Pico, terminam a 7 de agosto com a Eucaristia de Encerramento das Festas com a Transladação da Veneranda Imagem do Senhor Bom Jesus Milagroso do trono do Santuário para a Sua Capela, às 19h30.

À noite atuarão a partir das 21h30 a Filarmónicas Lira Fraternal Calhetense e uma hora depois soará a Marcha Oficial de São Mateus: “São Mateus, povo devoto das tradições”, acompanhada pela Filarmónica Lira de São Mateus. A festa encerra pelas 23h00 com a atuação da Orquestra da Filarmónica Lira Madalense.

A festa do Senhor Bom Jesus Milagroso “é uma das mais emblemáticas” manifestações religiosas da Diocese de Angra e do Arquipélago dos Açores que conta com a participação de “milhares de forasteiros, sobretudo das ilhas vizinhas e também da diáspora”, entre 27 de julho até 7 de agosto.

A  festa que remonta a 1862, quando o emigrante Francisco Ferreira Goulart trouxe do Brasil uma imagem do Senhor Bom Jesus, cópia fiel das que se veneram”, mas a devoção que já existia era ao Senhor Crucificado”.

 

Scroll to Top