Secretariado Diocesano do Movimento Cursilhos de Cristandade tem nova equipa dirigente

 

Isabel Cunha Neves é a nova presidente, substituindo Gina Barcelos. Como assistente do MCC ficará o padre Hélder Miranda Alexandre, novo pároco da Sé

Isabel Cunha neves é a nova responsável pelo secretariado diocesano do Movimento Cursilhos de Cristandade, que terá como assistente espiritual o novo pároco da Sé, padre Hélder Miranda Alexandre, ex reitor do Seminário Episcopal.

A nova equipa acaba de ser nomeada pelo Bispo de Angra por um período de três anos, informa uma nota enviada ao Igreja Açores.

“Isabel Neves juntou alguns amigos e amigas cursilhistas e com a assistência espiritual agora a cargo do Reverendíssimo Padre Hélder Miranda Alexandre, juntos assumiram o compromisso de servirem o MCC no arquipélago dos Açores para o triénio 2023/2026, com total fidelidade ao carisma muito próprio do Movimento de Cursilhos, e com a firme vontade de reativarem o entusiasmo perdido por muitos Cursilhistas (e pela população em geral), durante o período da pandemia que nos tocou viver” refere a nota.

A passagem de Secretariado aconteceu no passado dia 4 de julho de 2023, na sede do MCC diocesano, no Centro Pastoral Beato João Batista Machado, em Angra do Heroísmo, onde assumiram também o compromisso de servir o MCC diocesano no mesmo triénio: Fausto Dâmaso (Vice-presidente); Maria José Dâmaso (Secretária); Telmo Sequeira (Tesoureiro); Lúcia Ventura (Vogal de Intendência); Maria do Carmo Freitas (Vogal de Animação); Nélia Toledo e João Toledo (Responsáveis pela Escola das Fontinhas); Paula Ribeiro e José Simão Ribeiro (Responsáveis pela Escola dos Biscoitos); Cláudia Lima e Telmo Apolinário (Responsáveis pela Escola de Angra); Dina Silveira e Adriano Freitas (Responsáveis pela Secção Geral).

“Sem tempo para férias, e porque um cristão não tem férias, e sempre com a finalidade primária do MCC em mente, que `consiste na proclamação da boa notícia de que Deus em Cristo nos ama, e que, comunicada pelo método da amizade, essa boa nova possa chegar ao maior número de pessoas possível, de preferência aos afastados, ainda que não de forma exclusiva´, puseram mãos à obra desde o primeiro momento, estando já previstas várias atividades, quer para este tempo de verão, quer para o próximo ano pastoral” refere ainda a nota enviada pela nova direção.

O destaque vai para os Cursilhos já agendados : Cursilho de Homens na Terceira, de 26 a 29 de outubro de 2023 e Cursilho de Mulheres na Terceira, de 02 a 05 de novembro de 2023.

A nova equipa já promoveu uma reunião de Cursilhistas da ilha Terceira, numa atividade denominada “Encontro de Cursilhistas da ilha Terceira”, tendo também elaborado o Plano de Atividades para o ano pastoral 2023/2024, “com predominância para o entusiasmo às Reuniões de Grupo, às Ultreias, às sessões de Escola de Dirigentes onde, e, de forma alternada, vão ser abordados temas relacionados com o próprio MCC, com a Igreja no seu todo, estando também previstos temas de caris social de interesse comum e considerados pertinentes ao tempo em que vivemos, abertos a toda a população, Cursilhistas ou não Cursilhistas”, referem ainda.

Este ano comemoram-se os 60 anos da chegada do 1º Cursilho de Cristandade aos Açores, que foi de homens e se realizou entre 11 e 14 de setembro de 1963, em Angra do Heroísmo,  por isso, a equipa do Secretariado Diocesano “já pôs em marcha” uma atividade, a “III Ultreia Diocesana” para assinalar a data e que contará com a participação do atual selecionador da equipa de futebol da Polónia (ex-selecionador da equipa de futebol de Portugal, campeão da Europa de Futebol em 2016), Fernando Santos.

O evento, que está previsto para o próximo dia 21 de outubro de 2023, pelas 20h00 no Salão do Seminário Episcopal de Angra do Heroísmo, contará também com a presença de elementos do Secretariado Nacional e terminará com Eucaristia de Ação de Graças, pelas 21h30, na Sé Catedral de Angra do Heroísmo, com a presença já confirmada de D. Armando Esteves Domingues, Bispo de Angra.

Para o dia seguinte, 22 de outubro, e integrado no programa de atividades da “III Ultreia Diocesana”, haverá um almoço convívio com todos os que se quiserem juntar à família Cursilhista, num evento completamente regional onde não faltarão as conhecidas “Sopas do Espírito Santo, o Cozido e a Alcatra Regional bem como o tradicional Arroz Doce” (com tudo a que se tem direito), e uma animação a cargo de um grupo de cantadores.

Em agenda estão também encontros com os Subsecretariados da ilha de S. Miguel e da ilha do Pico, as ilhas com maior atividade cursilhista, com quem já foram trocadas diversas abordagens do MCC e sempre no sentido de toda a diocese trabalhar de “mãos dadas”, com homogeneidade na mensagem que os Cursilhos pretendem transmitir desde as suas origens, sempre com o clima de proximidade e de amizade que os Cursilhos nos proporcionam, adianta ainda a nova equipa dirigente na nota enviada ao Igreja Açores.

“Servir, guardar fidelidade ao carisma e colocar `um Movimento em movimento´será o lema que conduzirá o MCC na nossa diocese, sempre com proximidade e total disponibilidade ao nosso pastor, D. Armando Esteves Domingues, Bispo de Angra.

O Movimento de Cursilhos de Cristandade nasceu na ilha de Maiorca, em Espanha, na década de 40, pela mão de Eduardo Bonnín Aguiló que se “deixou pensar por Deus” e a quem o Espírito Santo quis infundir o carisma próprio do MCC.

O primeiro Cursilho da história celebrou-se em Cala Figuera de Santanyí, em Maiorca, de 19 a 22 de agosto de 1944, usando como base o “Estudo do Ambiente” de Eduardo Bonnín que teve a missão designada de reitor, levando consigo como dirigentes, José Ferragut e Jaime Riutort. Foi Diretor Espiritual desse primeiro Cursilho D. Juan Juliá. Assistiram ao primeiro Cursilho 14 jovens.

O MCC contou nos seus inícios, de entre outros sacerdotes, com o entusiasmo de D. Sebastián Gayá (autor da “Hora Apostólica e do “Guia do Peregrino) e com a aprovação eclesial de D. Juan Hervás, que a 1 de março de 1947 chega a Maiorca como Bispo Diocesano, batizando estes encontros, em 1953, como Cursilhos de Cristandade.

Nos Açores, o primeiro Cursilho na região foi de Homens e realizou-se em Angra do Heroísmo de 11 a 14 de setembro de 1963, com 37 assistentes. O primeiro Cursilho de Senhoras teve lugar quase um ano depois, de 5 a 8 de setembro de 1964 e realizou-se em Ponta Delgada com a participação de 47 novas Cursilhistas. Os Cursilhos expandiram-se na região, realizando-se em vários locais. Desde o seu início, pela vivência de um Cursilho de Cristandade “já passaram”, entre homens e mulheres, mais de 12.000 pessoas.

Scroll to Top