As sessões decorrerão nas quintas-feiras do mês de fevereiro (dias 5, 12, 19 e 26), entre as 20h00 e as 22h00 (hora de Lisboa)

O Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja realiza, no próximo mês de fevereiro, um curso online dedicado ao tema “Museologia da Religião | Boas Práticas Expositivas”, ministrado por Maria Isabel Roque, professora na Universidade Católica Portuguesa e especialista na área da Museologia da Religião, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.
“A salvaguarda dos objetos que já não se encontram ao culto passa, frequentemente, pela criação de espaços expositivos, cuja implementação deve ser qualificada em termos museográficos e da narrativa expositiva, bem como no que se refere às questões de segurança, de conservação e de comunicação. Coexistem realidades muito diferenciadas no que concerne aos museus e outras propostas expositivas da Igreja, muitas delas elaboradas à margem dos princípios básicos que configuram as boas práticas para esta área específica” sublinha a nota enviada.
O Curso tem como objetivo “dar a conhecer os princípios essenciais da museologia da religião e fornecer ferramentas para se pensar e realizar exposições que envolvam património religioso” refere ainda.
Trata-se de uma formação aberta ao público em geral, mas com especial pertinência e interesse para os agentes da pastoral, em particular os que interagem de modo mais próximo com o património, bem como os espaços museológicos ou similares cujo acervo integre património oriundo de contextos religiosos, e em particular eclesiais.
“Ao longo de quatro sessões, online, vamos aprender a olhar para os objetos religiosos em contexto de museu, a construir discursos expositivos, a programar a montagem de exposições e a desenvolver formas de comunicação com diferentes públicos. As sessões decorrerão nas quintas-feiras do mês de fevereiro (dias 5, 12, 19 e 26), entre as 20h00 e as 22h00, a que acresce uma sessão presencial, num museu a definir e em data a acordar com os participantes” refere a nota.
As inscrições podem ser feitas online .
O Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja (SNBCI) é um órgão executivo da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais da Igreja e Comunicações Sociais, que integra, entre as suas competências, o estudo, coordenação e execução de atividades, sob a orientação da referida Comissão Episcopal ou dos Bispos encarregues do sector, assim como a canalização das informações e sugestões que possam interessar aos mesmos ou à Assembleia Plenária.
