O primeiro vai ter lugar a 22 de janeiro e pode acolher até 30 jovens

O sector juvenil do Movimento da Mensagem de Fátima (MMF) vai retomar a 22 de janeiro os encontros presenciais, adiantou ao Igreja Açores um dos responsáveis pelo sector na ilha terceira, Francisco Machado.

“Estamos a organizar estes encontros moldes diferentes devido à pandemia” afirmou Francisco Machado.

“Em vez dos três dias de retiro, estes encontros terão a duração de um dia e, por isso, o esquema que segue o dos retiros, tem que ser adaptado à duração”.

“Estes encontros têm em linha de conta os jovens adolescentes e as suas necessidades especificas, mas também uma forte dimensão espiritual” acrescenta, sublinhando que o encontro do próximo mês de janeiro será dirigido essencial aos jovens que estão em idade do Crisma.

“As temáticas do encontro estão muito centradas nas catequeses do décimo ano, mas se houver outros jovens já crismados que queiram participar também o podem fazer”, assegura Francisco Machado.

Este encontro vai ter lugar no Colégio de Santa Clara, das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição.

As inscrições já estão abertas.

O MMF de Fátima é uma associação canónica de fiéis, aprovada pela Conferência Episcopal Portuguesa, de formação e de apostolado. Tem cerca de cem mil associados e alguns milhares de grupos de ação paroquial em todas as dioceses portuguesas, incluindo nos Açores e da Madeira.

A nova equipa do Secretariado Nacional acaba de assumir funções. O novo presidente do Secretariado Nacional do MMF é Filipe Ferreira, da paróquia de Pousos, na diocese de Leiria-Fátima, que “coordena uma equipa nacional de 15 elementos, de diferentes idades, formações e experiências de vida”.

A integrar a nova equipa está também o novo assistente-nacional do MMF, padre Daniel Mendes, natural da diocese de Coimbra e atualmente ao serviço no Santuário de Fátima como capelão.

O tema do Santuário de Fátima para o ano pastoral 2021-2022 “Levanta-te! És testemunha do que viste”, “é também adotado pelo MMF” e serve de reflexão para os encontros mensais, “assim como para as atividades nos diversos setores”.

A Peregrinação Nacional do Movimento da Mensagem de Fátima mantém-se agendada para o terceiro domingo de julho, dias 16 e 17 de julho de 2022.

Na ilha Terceira o responsável do Movimento é Nelson Gonçalves e o assistente diocesano o padre José Júlio Rocha.