Nos Açores mais de 13 mil alunos das nove ilhas do arquipélago frequentam a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica

O número certo ainda não está apurado mas sabe-se já que o número de matrículas na disciplina de Educação Moral e religiosa Católica, do primeiro ciclo ao ensino secundário, sem esquecer o ensino profissional nos Açores mobiliza mais de 13 mil alunos, sendo, por isso “idêntico” ao que se verificou no último ano.

Embora a pandemia tenha sido um contratempo para a campanha de sensibilização de alunos e encarregados de Educação, como sublinhou numa recente entrevista Bento Aguiar, coordenador da disciplina a nível regional ao Sítio  Igreja Açores, o número de matrículas tem revelado “alguma estabilidade”, sobretudo no primeiro e segundo ciclos. Apenas na ilha do Corvo não há qualquer matrícula em qualquer grau de ensino.

Foram igualmente colocados 65 docentes  entre efetivos e contratados. De referir que todos os docentes que se encontram no primeiro ano do mestrado foram colocados, tendo sido necessário recorrer, ainda, à contratação de mais cinco docentes.

Esta semana o país vive a Semana Nacional da Educação Cristã, com várias iniciativas em diferentes escolas. Na diocese de Anfra, pelo menos uma aula será dedicada ao tema proposto para esta semana.

A Semana Nacional de Educação Cristã 2020 tem como tema ‘Fortalecer e apoiar a família, Igreja doméstica’.

“A força da família reside essencialmente na sua capacidade de amar e ensinar a amar”, indicou D. António Moiteiro que na nota pastoral da Comissão Episcopal sublinha que a Catequese, a Educação Moral e Religiosa Católica e a Escola Católica “têm prestado atenção e cuidado à família, na sua missão evangelizadora, com propostas válidas para apoiar a sua missão educativa”.

A 22 de outubro, a Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC), em parceria com o Secretariado Nacional da Educação Cristã, promove a V Peregrinação Nacional ao Santuário de Fátima, este ano com uma representação mais reduzida.

Entre os dias 23 e 25, decorrem online as Jornadas Nacionais de Catequistas sobre o tema “Catequese e Família”.

A Semana Nacional da Educação Cristã termina no próximo domingo, em Peniche, com uma celebração da Eucaristia, presidida por D. Daniel Batalha Henriques, bispo auxiliar de Lisboa e membro da CEECDF.