Iniciativa arranca hoje e termina a 27 com as Jornadas Nacionais de Catequese

“Felizes os misericordiosos porque alcançarão misericórdia” é o tema da Semana Nacional da Educação Cristã que decorre de hoje até ao próximo dia 27 de setembro, dia em que encerram as Jornadas Nacionais de Catequese, em Fátima, onde estarão três elementos do Serviço Diocesano, entre eles o diretor, Cónego António Henrique Pereira.

Durante sete dias, “pretende-se mostrar e dar visibilidade à Educação Cristã em Portugal através de várias iniciativas”, refere o Site EDUCRIS, destacando a Catequese, com a realização das Jornadas Nacionais de Catequistas bem como um conjunto de programas nas diversas áreas de atuação da Educação Cristã em Portugal.

A Semana nacional arrancou com a Celebração da Eucaristia, presidida por D. Anacleto Oliveira, Bispo de Viana do Castelo e Vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.

As Jornadas Nacionais de Catequese, ponto alto desta semana, iniciam-se no dia 25 de setembro, pelas 21h15 com a sessão da abertura dos trabalhos a cargo de D. António Moiteiro, bispo de Aveiro, Vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e da Doutrina da Fé.

Pelas 21h30 o padre Júlio Franclim do Couto Pacheco, biblista da diocese de Aveiro, traz aos catequistas o tema «A Misericórdia de Deus na Bíblia.»

A manhã do dia 26 de setembro tem início pelas 9h00 com a celebração da eucaristia. Às 10h30 D. António Moiteiro, bispo de Aveiro, apresenta a temática «A missão de anunciar a Misericórdia de Deus na Catequese». Por volta das 12h00 «Os Sacramentos da Misericórdia» são apresentados aos catequistas pelo Cónego Luís Manuel Pereira da Silva, diretor do Departamento da Liturgia do Patriarcado de Lisboa.

Na tarde do dia 26 de setembro os catequistas vão participar numa série de conferências com os temas “Despertar Religioso das Crianças”; “Catequese Familiar”; “Catequese dos Adolescentes e Pedagogia do Serviço” e “Escola Paroquial de Pais”.

Os Ateliers de formação vão refletir sobre a 1º e 2º fase do processo catequético analisando os diferentes catecismos e percursos formativos do 1º ao 6º volume da catequese.

Às 21h30 haverá o já habitual Serão Cultural.

No dia 27 de setembro, domingo, o dia inicia-se com a celebração da eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade sob presidência de D. Nuno Brás, Bispo Auxiliar de Lisboa e Vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.

Às 10h30 o padre José Manuel Pereira de Almeida, apresenta a conferência «Catequese e Prática da Misericórdia»

Pelas 12h10 haverá lugar a uma apresentação do Programa de Catequese e as Novas Edições a cargo do Secretariado Nacional da Educação Cristã. As Jornadas Nacionais de Catequistas terminam pelas 12h45 com o envio dos catequistas para as suas comunidades.

As Jornadas Nacionais de Catequistas são organizadas pelo Departamento de Catequese do Secretariado Nacional da Educação Cristã.