Vinte e um jovens da catequese, do sexto ao décimo ano, estiveram reunidos durante dois dias

Vinte e um jovens terceirenses da catequese, do 6º ao 10º ano, participaram num mini campo de férias sobre cinema organizado no Seminário Episcopal de Angra pelo padre Teodoro Medeiros, informa uma nota enviada ao sítio Igreja Açores.
Os jovens participantes, oriundos das paróquias de Santa Luzia, Conceição, Porto Judeu, Feteira, S. Pedro, Terra Chã e S. Bartolomeu de Regatos, puderam desenvolver competências para uma análise critica ao mundo da sétima arte.
“Entre projeções de cenas escolhidas de vários filmes, jogos recreativos, visitas exteriores, discussão sobre os temas abordados e até convívio com os sacerdotes do Seminário, foi uma experiência enriquecedora para todos” refere a nota citando o promotor da iniciativa o padre Teodoro Medeiros, diretor do Serviço Diocesano da Palavra e Apostolado Bíblico.
As atividades centraram-se, sobretudo, na exibição e discussão de extratos dos vários filmes escolhidos, tendo em conta a faixa etária dos participantes, os seus interesses e preferências cinematográficos, bem como alguns dos maiores sucessos recentes da sétima arte.
“A grande pergunta foi mesmo: O que Deus me está a dizer quando vejo este filme? Onde é que ele está?” interpela a nota.
O primeiro dia permitiu o aprofundamento do conhecimento de algumas personagens bíblicas- Abraão, Moisès, Jonas e Jesus- e retratos da religião no cinema. Aí se inclui o momento do conclave, retratado no filme do mesmo nome e no Habemus Papam de Nanni Moretti. A par da temática religiosa, foram discutidos conceitos narrativos, como a trama de revelação e a de resolução, da Poética de Aristóteles.
“Assim, procurou-se demonstrar a riqueza dos relatos bíblicos, como estórias com elevado estatuto literário”, refere a nota.
No segundo dia procurou-se encontrar valores e temas cristãos em filmes de vários géneros, como o western, ficção científica (Blade Runner), os filmes de super-heróis ou até os documentários sobre a natureza. Os temas universais da condição humana, da luta entre o bem e o mal ou quem é Deus foram igualmente abordados.
Os participantes responderam ainda a um pequeno inquérito sobre os seus filmes favoritos. Também elegeram o filme, entre todos os nas atividades, que mais desejariam ver na íntegra: a escolha maioritária recaiu sobre a sátira Deus existe e vive em Bruxelas.
As atividades decorreram quarta e quinta feira (30 e 31 de julho), no Centro Pastoral João Batista Machado (Seminário de Angra), entre as 10:00 e 17:00.