Terço, Procissão até ao Pocinho e Eucarista marcam mais um ano da festa deste lugar da paróquia de São pedro do Nordestinho
A comunidade de São Pedro do Nordestinho, na ouvidoria do Nordeste, prepara-se para celebrar a 15 de setembro a festa de Nossa Senhora do Pranto, em sintonia com a memória litúrgica de Nossa Senhora das Dores. O programa inclui a recitação do terço, a procissão com a imagem até ao Pocinho e a celebração da Eucaristia na ermida dedicada a esta invocação mariana, que durante a Quaresma é lugar de passagem dos vários ranchos de romeiros que percorrem a ilha de São Miguel.
A devoção a Nossa Senhora das Dores, conhecida no Nordeste como Nossa Senhora do Pranto, remonta ao século XIV e está associada à prática das Sete Dores de Maria. Em São Miguel, a ermida de São Pedro do Nordestinho ganhou especial significado também pelo vínculo ao Movimento dos Romeiros, que na Quaresma ali acorrem.
A tradição local liga ainda a fundação da ermida ao grande terramoto de 1522 e à peste que se lhe seguiu. Conta-se que a Virgem terá aparecido a um pastor de gado, pedindo a construção do templo para proteger a população. Durante as obras, um milagre confirmou a fé dos trabalhadores: brotou água em abundância de uma parede da ermida, mais tarde surgindo no Pocinho, onde os fiéis ainda hoje afirmam ver a marca do pé de Nossa Senhora. Reaberta ao culto em 2012, após obras de recuperação e ampliação, a ermida de Nossa Senhora do Pranto é hoje um pequeno “santuário” de devoção mariana, onde a fé e a tradição se mantêm vivas, passando de geração em geração.