Iniciativa decorre nos dias 19 e 20 de fevereiro

O Serviço Diocesano de Liturgia vai organizar três novas formações em São Miguel, São Jorge e Pico, até ao final do mês de março, insistindo na necessidade de formação para os agentes do Canto litúrgico.

“O grande objetivo é que estas ações não sejam esporádicas mas contínuas de forma a que as pessoas aprofundem o ministério” disse ao Igreja Açores o Pe. Marco Luciano Carvalho responsável por este serviço e formador.

A primeira ação “Sentir o cântico litúrgico” está a ter lugar, entre ontem e hoje, na zona oeste da Ouvidoria de Ponta Delgada, que abrange as paróquias de Feteiras, Candelária, Ginetes, Várzea, Sete Cidades e Mosteiros.

No dia 19 a formação, ministrada pelo Diretor do Serviço Diocesano de Liturgia e destinada a Grupos Corais tem lugar na igreja da Candelária; no dia 20 realiza-se nos Mosteiros.

Em março, a 7,8 e 9, realiza-se a primeira formação na ilha de São Jorge e por isso terá um carácter de Oficina. Serão formadores os padres Duarte Gonçalves Rosa, presidente da Comissão Diocesana de Música Sacra e Nelson Pereira que irá ministrar, pela primeira vez em são Jorge, uma oficina de órgão.

“É fundamental perceber a importância do órgão numa celebração litúrgica e por isso pensamos que esta formação é muito necessária” refere ainda o Pe. Marco Luciano Carvalho.

A última formação já agendada antes da Páscoa é no Pico nos dias 21, 22 e 24 de março, percorrendo os vários concelhos da ouvidoria.