Serviço Diocesano da Pastoral da familia consolida organização territorial

Diretor e casais do serviço diocesano visitam nos próximos dois meses ouvidorias de São Miguel

O Serviço Diocesano da Pastoral da Familia iniciou esta semana um périplo pelas ouvidorias da ilha de São Miguel, que levará até ao final de dezembro, o diretor e a equipa diocesana a promover reuniões com os vários casais de ligação em cada uma das ouvidorias e os casais responsáveis pela pastoral familiar ao nível da paróquia.

Depois de concretizada uma primeira organização terriorial, consubstanciada em dois movimentos – Pastoral da Familia Açores 16 e Pastoral da Família Açores 165- o Serviço quer agora iniciar uma ação concreta, com vista à atuação junto das famílias.

Para isso, a equipa que lidera este serviço na Diocese de Angra, decidiu promover uma série de encontros nas oito ouvidorias de São Miguel, durante os quais estarão presentes os casais de ligação de todas as paróquias que formam cada uma das ouvidorias, a começar pela ilha maior.

Estes encontros de trabalho com as “forças”” da Pastoral Familiar de cada Ouvidoria, “visam reforçar o papel do casal de ligação em cada Ouvidoria e a função do Casal Responsável de cada paróquia, e refletem a dinâmica criada pelo Sínodo sobre a Família e sobre a Igreja Doméstica”, refere ao Sítio Igreja Açores o responsável diocesano pela Pastoral familiar, Pe José Medeiros Constância.

“O objetivo é irmos ao encontro e acolher todas as sugestões para realizarmos iniciativas concretas que tenham a familia em conta e que promovam esta realidade tão fundamental na igreja e na sociedade”, sublinha.

Paralelamente, está a ser distribuída também uma folha com uma série de indicações em «roteiro» daquilo que são práticas pastorais de «procedimentos» mês por mês nas paróquias.

Scroll to Top