40 catequistas participaram no evento durante cinco dias

Realizou-se, entre os dias 20 a 24 de Novembro, em São Mateus da Praia, Ilha Graciosa, um Curso de Iniciação de Catequistas, a pedido da Ouvidoria da Ilha Branca.

A formação foi orientada pelo Serviço Diocesano de Apoio à Evangelização, Catequese e Missão, representado, nesta jornada, pelo Pe. Jacob Vasconcelos e pela Ir. Maria Isilda Soares.

De acordo com uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores os temas abordados foram: Como catequiza Jesus; O que anuncia a Catequese – A Sagrada Escritura e o Catecismo da Igreja Católica; A identidade dos destinatários da catequese (Módulo Psico-pedagógico); O Catequista à imagem da Bíblia e dos Documentos da Igreja; O Acolhimento e a Oraçã e O itinerário catequético. Além disso, foi apresentada uma catequese prática por uma catequista local, com o seu grupo. O Curso encerrou com uma celebração e a entrega dos certificados.

Participaram cerca de 40 formandos.

Na avaliação final, todos descaram “positivamente a experiência, fazendo votos de que se repita e aprofunde”, refere a nota. O Curso só termina quando os formandos enviarem os seus trabalhos para serem avaliados pelos formadores. Após  a avaliação, é emitido um diploma individual com a respectiva classificação. Em cada dia, foram deixadas, em média, quatro perguntas para aprofundamento e reflexão.