Solidariedade rende uma tonelada e meia de alimentos para o Plano de São Lucas

Projecto de luta contra a pobreza em Ponta Delgada acompanha várias famílias da paróquia de São José

O Projeto São Lucas – Plano Integrado de Resposta à Pobreza de São José angariou este fim de semana uma tonelada e meia de géneros alimentares, resultado de uma recolha que teve lugar numa das grandes superfícies de Ponta Delgada.

“A maioria dos bens angariados permitirá alimentar as famílias até à próxima recolha alimentar que se realizará em novembro” salienta uma nota enviada ao sitio Igreja Açores.

Esta iniciativa contou com a colaboração de 30 voluntários, entre membros da conferência vicentina de S. José, equipa técnica do Centro Paroquial de Bem Estar Social de José e membros dos movimentos da Paróquia de São José.

O Plano S. Lucas foi criado com a missão de melhorar a qualidade de vida das pessoas e famílias em situação de desvantagem económica e social, residentes na Paróquia de São José, concelho de Ponta Delgada, apoiando neste momento 50 agregados familiares.

A missão deste projeto traduz, na prática, a mensagem proferida pelo Papa Francisco na Missa de encerramento do Encontro de Famílias, em Roma: “A verdadeira alegria é a que vem da harmonia profunda entre as pessoas, que todos experimentam no seu coração e que nos faz sentir a beleza de estar juntos, de apoiar-se mutuamente no caminho da vida”.

Por isso tem procurado acompanhar as famílias dando-lhes formação  no âmbito da economia doméstica mas também da gestão das relações interpessoais. O Projeto irá promover, a 27 e 28 de abril, duas sessões formativas dirigidas famílias beneficiárias intitulada “Parentalidade positiva: a relação é tudo” em colaboração com Centro de Terapia Familiar e Intervenção Sistémica.

Este evento corresponde ao terceiro ciclo de formações este ano, sendo que os outros temas abordados “Planeamento Familiar” e “Expressão criativa” foram ministrados em parceria com a Associação para o Planeamento Familiar e Saúde Sexual e Reprodutiva (APFSSR) e Associação Solidaried’arte, respetivamente.

Scroll to Top