“Somos todos diferentes, de países e culturas diferente, mas afinal há um Deus que nos une”- Mariana Medeiros

Grupo Mission Relationship, orientado pelo padre Jason Gouveia, presente no Jubileu dos Jovens em Roma

Foto: Igreja Açores/JG

O Grupo Mission Relationship, da ouvidoria da Ribeira Grande, está em Roma a participar no Jubileu dos Jovens e reflete um pouco do que se passa no Vaticano desde segunda feira: jovens de todas as idades participam no Jubileu, o primeiro do pontificado do Papa Leão XIV.

“É a primeira vez que estou aqui e está a ser uma experiência incrível, com pessoas de todas as idades, culturas e países. Todos diferentes, mas todos temos algo em comum: o amor a Jesus, a nossa fé, a nossa confiança em Deus” refere Mariana Medeiros de 16 anos.

“São tantos os sentimentos que vivemos ao mesmo tempo que é difícil descrevê-los”, refere em declarações ao Sítio Igreja Açores.

A Mariana integra o grupo de oração do padre Jason Gouveia, que todas as sextas-feiras reúne para através da música louvar a Deus.

“É com grande alegria que estamos em Roma, sobretudo porque este Jubileu está a ser vivido em família” refere por seu lado Ana Abelha de 42 anos.

“Estamos a transmitir às nossas filhas a importância de Deus nas nossas vidas. É uma fé que é vivida no quotidiano com atitudes e não só com palavras, por isso será uma experiência que fica na nossa memória” esclarece ainda.

“Ver a minha família unida a celebrar desta forma o jubileu será algo que ficará para sempre nas nossas vidas” diz Ana Abelha, membro de um dos casais que integra este projeto de oração que acontece semanalmente em Rabo de Peixe, na ilha de São Miguel.

“É uma alegria sentir este entusiasmo dos jovens de todo o mundo. Acaba por ser uma marca que quero deixar aos meus filhos: que eles percebem que não estão sozinhos na sua fé. Que no mundo inteiro há muitos que como eles celebram a sua fé em Jesus Cristo”, diz por sua vez Sara Dias que levou a Roma os seus filhos.

“Há uma energia contagiante neste momento que só nos pode deixar entusiasmados” refere. Sentimento que partilha com o filho mais novo, David, de 10 anos.

Xana Araújo, de 18 anos, vive o seu primeiro Jubileu.

“É algo que enche a alma. Estou muito ansiosa por ouvir ao vivo as palavras do papa leão” refere a jovem, que tal como Sofia Melo, integra este grupo.

Além da participação no Jubileu, na Tor Vergata, onde decorreu a Vigilia esta noite e agora decorrerá a missa presidida pelo Papa leão XIV, este grupo de açorianos, que integra a comitiva portuguesa com mais de 11500 jovens, visitou as quatro portas-santas de Roma e visitou os lugares mais emblemáticos da cidade.

“Gostei muito de estar junto ao tumulo do Papa Francisco” referiram benedita e Myriam Gouveia, de 9 e 7 anos respetivamente.

Além deste grupo há 50 jovens açorianos do Caminho Neocatecumenal presentes bem como um grupo da Feteira, na ilha Terceira e outro de São Vicente Ferreira, da ilha de São Miguel.

Mais de um milhão de peregrinos participa nas celebrações finais do Jubileu.

Scroll to Top