Tertúlia sobre romarias na Lagoa

A Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira vai promover no dia 21 de Fevereiro, pelas 20h30, a Tertúlia “Romeiros – a sonoridade, a fé e a vivência”.

Este evento, de entrada gratuita e destinado ao público em geral, “tem o intuito de divulgar uma das tradições mais peculiares das nossas ilhas, ao mesmo tempo que mostra a humildade e devoção do povo” diz uma nota da Câmara Municipal da Lagoa a que o Portal da Diocese teve acesso.

 

O evento começará com o canto “Avé Maria”, entoado pelo rancho de romeiros de Santa Cruz, seguindo-se a comunicação do Padre João Ponte, natural da freguesia de Santa Cruz, que abordará o tema da “fé”.

 

Ana Carvalho, mestre pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa , com uma tese de mestrado sobre “Romeiros de São Miguel: a música na caminhada da Quaresma”, analisará o repertório musical utilizado na caminhada das romarias.

 

A última intervenção está a cargo do Mestre Edmundo Botelho e contramestre José Ventura, do rancho de romeiros de Santa Cruz, que darão o testemunho da sua caminhada.

 

A par deste evento, a Biblioteca terá patente na receção, de 18 a 28 de Fevereiro, a exposição “Romeiros da Quaresma”, uma exposição de fotografia da autoria de Marcelo Borges e propriedade do acervo da Junta de Freguesia de Santa Cruz, refere ainda a nota.

Scroll to Top