Largo do Recanto, entre Porto Martins, Cabo da Praia e Fonte Bastardo, acolhe missa campal dia 12 de outubro

As paróquias de Porto Martins, Cabo da Praia e Fonte do Bastardo, na ilha Terceira, voltam a celebrar em conjunto uma procissão de velas em honra de Nossa Senhora de Fátima amanhã, às 20h00 e contam com o especial envolvimento do Movimento dos Cursilhos de Cristandade.

As três procissões sairão das respetivas igrejas à mesma hora, seguindo até ao Largo do Recanto, zona de confluência das três paróquias, no concelho da Praia da Vitória, onde será celebrada uma missa campal.

A iniciativa remonta à década de 60, do século XX, por ocasião da Guerra Colonial. Na noite do dia 12 de outubro, todos os anos, a população desta zona da ouvidoria da Terceira juntava-se neste lugar para rezar pelo fim da guerra e pelo regresso a salvo dos militares terceirenses que estavam no Ultramar.

À procissão de velas seguia-se sempre um sermão, que agora é substituído por uma missa campal, com a presença das três imagens pertencentes às respetivas igrejas paroquiais. De resto, cerca de vinte anos mais tarde, depois do inicio desta celebração foram construídos três nichos, forrados a azulejos em homenagem a Nossa Senhora, onde as imagens são hoje colocadas neste dia.

De referir que os grupos corais das três paróquias irão juntar-se para animar a concelebração que reúne, igualmente os dois sacerdotes que servem nestas três paróquias, os padres Ricardo Toste (Cabo da Praia) e Júlio Rocha (Porto Martins e Fonte Bastardo).

Esta celebração este ano tem um especial significado já que, à mesma hora em Fátima, começa a peregrinação internacional aniversária que encerra as grandes peregrinações do Centenário das Aparições. Esta celebração será presidida pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, e tem por tema “Maria, Estrela da Evangelização”.