Iniciativa enquadra-se no encerramento do Ano Santo da Esperança

O terceiro e último concerto do Ciclo do Órgão terá lugar no próximo dia 27 de dezembro, às 21h00, na Igreja do Colégio, em Angra do Heroísmo, encerrando a iniciativa promovida pelo Grupo Coordenador do Jubileu que, ao longo do ano, tem procurado valorizar e projetar os órgãos históricos dos Açores. Este ciclo tem ainda como propósito criar oportunidades para que jovens organistas açorianos possam apresentar-se em público e desenvolver uma experiência artística em contexto litúrgico e cultural, acompanhando os diferentes tempos do ano litúrgico.
A organista convidada para este concerto final é a jovem micaelense Rute Matias Ponte, natural de Ponta Delgada, nascida em 2005. Iniciou os seus estudos de órgão no Conservatório Regional de Ponta Delgada com Isabel Albergaria, concluindo posteriormente a sua formação com Mónica Reis no ano letivo de 2022/2023. Ao longo do seu percurso académico, participou em várias masterclasses e workshops com destacados organistas, como Inês Machado, Enrico Viccardi, João Santos, André Ferreira, Diogo Pombo, Javier Artigas, Nuno Almeida, Matteo Imbruno e Szymon Jakubowski. Realizou também estágios de coro, orquestra, composição e música contemporânea sob orientação de maestros e formadores como Javier Castro, Maurizio Lomartire, José Eduardo Gomes, elementos da Associação Interferência e Ana Paula Andrade.
Atualmente, Rute Ponte frequenta o Conservatório Superior de Música de Castilla y León, onde estuda simultaneamente Órgão, com a professora Saskia Roures, e Musicologia. Mantém uma intensa atividade artística, marcada por participações em projetos de órgão, orquestra e música de câmara, com destaque para o trabalho com o grupo Zero Dinámicas. Entre as suas apresentações mais recentes contam-se Pedro e o Lobo para quatro mãos e dois pés, o concerto dedicado a compositoras Ellas, o Passeio pelos Órgãos da Catedral de Salamanca e a sua atuação como organista na tournée de O Messias, de Handel, com a Orquestra e Coro Evangélicos de Espanha.