Iniciativa enquadrou-se no encerramento do Ano Santo da Esperança

O terceiro e último concerto do Ciclo do Órgão do Ano Santo teve lugar no dia 27 de dezembro, às 21h00, na Igreja do Colégio, em Angra do Heroísmo, encerrando a iniciativa promovida pelo Grupo Coordenador do Jubileu que, ao longo do ano, procurou valorizar e projetar os órgãos históricos dos Açores. Este ciclo teve ainda como propósito criar oportunidades para que jovens organistas açorianos se apresentassem em público e desenvolvessem experiência artística em contexto litúrgico e cultural, acompanhando os diferentes tempos do ano litúrgico.
A organista convidada para este concerto final foi a jovem micaelense Rute Matias Ponte, natural de Ponta Delgada, nascida em 2005. Iniciou os seus estudos de órgão no Conservatório Regional de Ponta Delgada com Isabel Albergaria, tendo concluído posteriormente a sua formação com Mónica Reis no ano letivo de 2022/2023. Ao longo do seu percurso académico, participou em várias masterclasses e workshops com destacados organistas, como Inês Machado, Enrico Viccardi, João Santos, André Ferreira, Diogo Pombo, Javier Artigas, Nuno Almeida, Matteo Imbruno e Szymon Jakubowski. Realizou também estágios de coro, orquestra, composição e música contemporânea sob orientação de maestros e formadores como Javier Castro, Maurizio Lomartire, José Eduardo Gomes, elementos da Associação Interferência e Ana Paula Andrade.
À data, Rute Ponte frequenta o Conservatório Superior de Música de Castilla y León, onde estudava simultaneamente Órgão, com a professora Saskia Roures, e Musicologia. Mantém uma intensa atividade artística, marcada por participações em projetos de órgão, orquestra e música de câmara, com destaque para o trabalho com o grupo Zero Dinámicas. Entre as suas apresentações mais recentes contam-se Pedro e o Lobo para quatro mãos e dois pés, o concerto dedicado a compositoras Ellas, o Passeio pelos Órgãos da Catedral de Salamanca e a sua atuação como organista na tournée de O Messias, de Handel, com a Orquestra e Coro Evangélicos de Espanha.
O concerto abriu o momento celebrativo do encerramento do Ano Santo em todas as dioceses do mundo, que termina este domingo, dia 28 de dezembro, dia da Sagrada Família.
A celebração na Sé, às 17h00, presidida pelo bispo de Angra, conta com a presença de famílias das várias ouvidorias da Diocese de Angra. As igrejas jubilares dos Açores vão ter também celebrações próprias. No Pico, a celebração principal de encerramento decorre pelas 18h00 no Santuário do Senhor Bom Jesus, com uma concentração inicial junto ao passal, seguida de uma procissão até ao santuário. No Santuário do Senhor Santo Cristo, em ponta Delgada, Igreja Jubilar de São Miguel encerra o Jubileu às 12h00. Ontem, sábado, realizou-se uma concelebração com todos os sacerdotes de Ponta Delgada.












