“Um Legado que Acolhe”: Cáritas de São Miguel homenageia Monsenhor Weber Machado Pereira na Semana Nacional

Iniciativa integra programa alargado da Semana Nacional da Cáritas e destaca compromisso contínuo com os mais vulneráveis, num contexto marcado por novos desafios sociais no país

A Cáritas de São Miguel promove, no próximo dia 6 de março, uma mesa-redonda de homenagem ao Monsenhor Weber Machado Pereira, intitulada “Um Legado que Acolhe: Vida, Obra e Testemunho”. A sessão decorre entre as 15h30 e as 17h00, no Polo Cáritas, em Ponta Delgada, e integra o programa oficial da Semana Nacional da Cáritas, que se assinala de 1 a 8 de março em todo o país, foi anunciado esta tarde em conferência de imprensa na sede da Cáritas de São Miguel.

Moderada pela Piedade Lalanda, professora doutora na Escola Superior de Saúde e na Universidade dos Açores, a iniciativa reunirá responsáveis institucionais, colaboradores e utentes, num momento de reflexão sobre a dimensão pastoral e social do sacerdote, descrito como um “padre avant garde dos tempos conciliares”.

A abertura estará a cargo de Luísa Gonçalves, assistente social da instituição, seguindo-se a intervenção institucional do presidente da direção, José António Gomes. Dom Armando Esteves Domingues, bispo da Diocese de Angra, marcará presença com uma intervenção dedicada ao significado e atualidade do legado do homenageado.

O enquadramento biográfico e pastoral será apresentado por Santos Narciso, diretor-adjunto do jornal Correio dos Açores, seguindo-se o testemunho da Irmã Virgínia Dantas, das Irmãs Religiosas da Santa Face, e de Luís Rodrigues, utente da instituição. O encerramento ficará a cargo de António Raposo, em representação da direção.

A homenagem insere-se num programa diversificado que a Cáritas de São Miguel dinamiza na ilha, no âmbito da Semana Nacional promovida pela Cáritas Portugal. A iniciativa assume particular relevância num momento em que o país enfrenta os impactos das recentes tempestades, agravando situações de fragilidade social.

O ponto alto da semana é o peditório nacional público, que decorrerá na rua e em formato online, apelando à solidariedade dos portugueses para reforçar a resposta às famílias mais vulneráveis e que não deixa os Açores de fora. Segundo a organização, persistem dimensões de exclusão profunda, com destaque para o número de pessoas em situação de sem-abrigo, que mais do que duplicou entre 2019 e 2024.

Em São Miguel, as atividades  foram apresentadas esta tarde e terão início a 1 de março, com Eucaristia celebrada na Igreja Nossa Senhora de Fátima. No dia 2, realiza-se um peditório junto à Ermida de Santa Luzia, prolongando-se no dia seguinte nas Portas da Cidade.

Nos dias 4 e 5, será dinamizado um painel fotográfico com registos da “família Cáritas”, evidenciando o rosto humano da missão institucional. A 7 de março, o peditório público estende-se a superfícies comerciais, nomeadamente ao Pingo Doce São Gonçalo e ao Continente Ponta Delgada.

O encerramento da semana está marcado para 8 de março, com celebração eucarística na Igreja Nossa Senhora das Neves, presidida pelo bispo diocesano.

Com este conjunto de iniciativas, a Cáritas de São Miguel reafirma o seu compromisso com a promoção da dignidade humana, a proximidade às comunidades e a mobilização da sociedade civil para a construção de respostas estruturais no combate à pobreza e à exclusão social.

Em Portugal, a Cáritas acompanha mensalmente mais de 25 mil pessoas, através de apoio social direto, projetos de inserção profissional e integração de migrantes e refugiados. O aumento do custo de vida, os baixos rendimentos, o desemprego e as despesas com habitação e saúde continuam a figurar entre os principais fatores de vulnerabilidade.

Scroll to Top