Valência do Centro Paroquial de Bem Estar Social de São José acolhe 12 doentes

A Unidade de Vida Apoiada Vila Azálea (UVAP-VA), do Centro de Bem Estar Social de São José, está a assinalar esta semana 15 anos de existência, informa uma nota enviada pelos responsáveis ao Sítio Igreja Açores.

A UVAP-VA é uma resposta social que se destina a mulheres com experiência de doença mental, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, detentoras de um grau de autonomia que lhes permite viver apoiadas em contexto comunitário.

Funciona todos os dias do ano, 24h00 por dia e, depois da mudança de instalações em outubro do ano passado, esta valência do centro de Bestar Estar Social de São José acolhe dez doentes em regime de residência e duas em regime de centro de dia, com permanência apenas diurna.

A UVAP-VA procede, ainda, ao encaminhamento ou integração psicossocial de casos a que não consegue dar resposta, através da articulação com as demais entidades que trabalham na área da saúde mental.

A UVAP-VA foi criada com o intuito de acompanhar as doentes de saúde mental, mantendo-as integradas na comunidade, promovendo a autonomia nas atividades de vida diária; a reabilitação psicossocial; a diminuição do risco de recaída psicológica e diminuir a frequência dos reinternamentos psiquiátricos.

Para assinalar o aniversário a UVAP-VA levou a cabo várias iniciativas, entre as quais, o projeto “AMA-TE: All we need is love” que visou promover a auto-estima das senhoras acompanhadas, através da realização de duas sessões fotográficas.

“Esta atividade visou contribuir para a construção de crenças e opiniões positivas referentes à auto-imagem das doentes, complementando outras intervenções de âmbito psicológico, social e espiritual” para a qual contou com a colaboração de algumas empresas locais no âmbito da estética.

Ainda no âmbito das comemorações, esta sexta feira, dia 24 de Julho, será realizado um lanche convívio que contará com a presença de membros do centro de convívio de idosos de S. José, entre outros profissionais e amigos que colaboram com a Valência.