Encontro arrancou esta quarta-feira em Roma

O V Encontro Mundial dos Movimentos Populares (EMMP) começou hoje em Roma, plataforma de diálogo, reflexão e ação que reúne mais de 150 representantes vários países, empenhados na luta pela justiça social.
“O encontro, promovido em consonância com o apelo do Papa Francisco para lutar por terra, teto e trabalho para todos, procura fortalecer um movimento global construído junto de grupos e comunidades populares, a partir dos seus territórios e experiências concretas”, indica uma nota citada pela Agência Ecclesia
A sessão de abertura contou com responsáveis da Argentina, Brasi, África do Sul e Espanha, além do padre Mattia Ferrari, coordenador do EMMP.
“É evidente que o caminho continua, e é por isso que o Papa Francisco fez, assim como o que o Papa Leão XIV faz neste e nos demais assuntos, é perfeitamente consistente com o Evangelho”, indicou o sacerdote.
Na sessão plenária estiveram presentes os cardeais Baldassare Reina, vigário do Papa para Roma, e Michael Czerny, prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé).
Esta quinta-feira, Leão XIV recebe os delegados e participantes do encontro em audiência, no Auditório Paulo VI.
O programa da iniciativa inclui “um festival de experiências e projetos comunitários, oferecendo um espaço para partilhar iniciativas de comunidades que procuram construir um mundo mais justo, solidário e defensor da dignidade humana”.
(Com Ecclesia)