Vaticano: Papa desafiou católicos a serem um “presépio acolhedor” neste Natal

Foto: Lusa

 

O Papa pediu hoje, no Vaticano, que a celebração do Natal seja marcada por gestos de solidariedade, fazendo de cada comunidade católica um “presépio acolhedor”, imitando São José.

“São atitudes importantes, que educam o coração para o encontro com Cristo e com os irmãos, e que podem ajudar-nos a ser, uns para os outros, presépio acolhedor, casa hospitaleira, sinal da presença de Deus”, sublinhou, desde a janela do apartamento pontifício, antes da recitação da oração do ângelus.

Perante milhares de peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, Leão XIV apresentou uma reflexão sobre as virtudes de São José, “piedade e caridade, misericórdia e abandono”, nestes dias finais do Advento, tempo litúrgico de preparação para o Natal.

“Neste tempo de graça, não percamos a oportunidade de as praticar: perdoando, encorajando, dando um pouco de esperança às pessoas com quem vivemos e àquelas que encontramos”, apelou.

O Papa destacou que, perante a gravidez inesperada de Maria, José rejeitou a via da denúncia, preferindo o caminho da “misericórdia”.

“Diante de uma situação difícil de compreender e aceitar em relação à sua futura esposa, antes mesmo de o Anjo lhe revelar o mistério que se está a realizar em Maria, ele não opta pelo escândalo e pela condenação pública, mas escolhe  o caminho discreto e benevolente do repúdio secreto”, declarou.

Leão XIV sublinhou que São José foi alguém próximo da condição humana.

“Propõe-se-nos, assim, uma página muito bonita da história da salvação, cujo protagonista é um homem frágil e falível como nós, mas, ao mesmo tempo, corajoso e forte na fé”, referiu.

A oração mariana ficou marcada pela tradicional bênção dos “Bambinelli”, as imagens do Menino Jesus levadas pelas crianças dos oratórios romanos, tradição foi iniciada há 56 anos, a 21 de dezembro de 1969, pelo Papa Paulo VI.

Este ano, a iniciativa do Centro de Oratórios Romanos contou com uma novidade: o concurso artístico “Um Coração de Luz”.

Além das imagens para a bênção, as crianças levaram para a praça quadros inspirados na Natividade.

“Caros amigos, vieram com os vossos familiares e catequistas para a bênção das imagens do Menino Jesus, que serão colocadas nos presépios das vossas casas, escolas e oratórios. Hoje, agradeço ao Centro Oratórios Romanos por ter organizado este evento e abençoo de coração todos os meninos”, referiu Leão XIV, após a oração do ângelus.

“Caros jovens, diante do presépio, rezem a Jesus também pelas intenções do Papa. Em particular, rezemos juntos para que todas as crianças do mundo possam viver em paz. Agradeço-vos de coração”.

O Papa despediu-se com votos de “um bom domingo e um Natal santo e sereno”.

( Com Ecclesia e Vatican News)

Scroll to Top