Iniciativa vai decorrer em ambiente digital, a 4 de maio e será orientada pelo padre Jorge Ferreira

O Vigário Episcopal para a Formação acaba de convidar os sacerdotes para uma formação sobre piedade popular, a decorrer na plataforma zoom, no próximo dia 4 de maio, às 10h00.

“A piedade popular como oportunidade ou proposta de Nova Evangelização” é o tema da formação que será orientada pelo próprio Vigário, padre Jorge Ferreira, doutorado em liturgia pelo Instituto Pontifico de Santo Anselmo, em Roma.

“O exercício da piedade do povo de Deus não deve ser desprezado, mas estimado e aproveitado” refere o sacerdote lembrando que esta é uma dimensão que a pandemia fragilizou e que veio demonstrar a “urgência de repensar a pastoral das paróquias em ordem a uma maior vida espiritual dos batizados, nas circunstâncias que todos sabemos não ser fácil”.

“A piedade popular surge como uma proposta muito válida na vontade de dinamizar a pastoral, mais assente numa nova evangelização das comunidades paroquiais” reconhece o sacerdote que é professor no Seminário Episcopal de Angra.

“Há que valorizar as oportunidades em que as pessoas se encontram disponíveis para os assuntos da fé. Todos sabemos que é urgente repensar a pastoral nas suas várias dimensões, os novos desafios no âmbito da comunicação e principalmente a revitalização das paróquias”, esclarece ainda.