Vigararia nascente promove Caminhada da Quaresma 2021 em ambiente digital

Iniciativa apresenta um itinerário espiritual  para a Quaresma, Domingo de Ramos e Semana Santa. Também o Serviço Diocesano tem propostas para a vivência deste tempo “favorável”

A Vigararia Nascente da diocese de Angra, que integra as ilhas de São Miguel e Santa Maria, acaba de disponibilizar um itinerário catequético para viver a Quaresma, o Domingo de Ramos e a Semana Santa online.

“Enquanto assistimos a uma paragem na vida, por causa da pandemia Covid-19, a Igreja não baixa os braços na fonte da sua missão: Evangelizar” refere o padre Carlos Simas responsável pela iniciativa numa nota enviada ao sítio Igreja Açores.

Inspirada no logotipo da Caminhada Sinodal, este itinerário de vivência espiritual “convida-nos a recuperar o sentido da vida e da nossa missão de evangelizadores, enquanto agentes da pastoral da Igreja que se quer sempre viva, presente e atual, plena de sentido e de esperança no Senhor Ressuscitado” sublinha ainda o sacerdote que é o delegado da catequese desta Vigararia.

À semelhança do que aconteceu desde o inicio do ano pastoral, com particular destaque para os subsídios disponibilizados durante o Advento,  estes materiais disponíveis à distância de um `click´ pretendem manter “a chama da esperança que ainda fumega em nossos corações. Esta chama que nos impulsiona, mesmo no meio das dificuldades, a não baixarmos os braços: Sacerdotes, catequistas, todos na mesma missão de anunciar a alegria, o amor e a esperança”, refere o sacerdote.

Os materiais propõem a leitura de uma passagem biblica em cada um dos domingos da Quaresma e depois um esquema de meditação.

No primeiro Domingo, sublinha-se a importância da Atenção, a partir do Evangelho de Marcos “Arrependei-vos e acreditai no Evangelho” (Mc1,12-25); no Segundo Domingo com o título Caminho, destaca-se o Salmo 115 “Caminharei na terra dos vivos na presença do Senhor”; a Escolha aparece no Terceiro Domingo a partir da leitura do livro do Êxodo “Uso de benevolência com milhares de descendentes daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos”(Ex 20, 1-17); no Quarto Domingo sublinha-se a importância da Ação, lendo o Evangelho de João “Quem pratica a verdade aproxima-se da luz para que se torne bem claro que as suas obras estão feitas em Deus” (Jo 3, 14-21); no Quinto Domingo da Quaresma volta-se a João com um sublinhado especial na palavra Serviço “Se alguém estiver ao Meu serviço, que Me siga, e onde Eu estiver aí estará o Meu servidor” (Jo 12,26). No Domingo de Ramos destacar-se-á uma reflexão sobre a Aceitação e, durante a Semana Santa, destacar-se-ão o Amor,  a Doação e a Vida, no tríduo das celebrações pascais.

No itinerário está igualmente sugerida uma dinâmica para cativar e desenvolver estes conteúdos através de colagens e picotagens, sobretudo junto das crianças para que melhor sintam e vivam esta proposta. Os materiais estão disponíveis neste link.

Serviço Diocesano propõe itinerário para este tempo favorável

Em declarações ao programa Igreja Açores, o padre Igor Oliveira, diretor do Serviço Diocesano da Evangelização Catequese e Missão, que anualmente apresenta sempre um esquema para este período, afirma que os materiais disponibilizados, “de Santa Maria ao Corvo” assentam no desafio levantado pela caminhada sinodal e será “uma campanha muito simples”.

“As novas restrições impostas dificultam o encontro presencial e por isso o que sugerimos é que possamos aproveitar este tempo para fazer uma leitura do texto bíblico, uma reflexão e possamos sempre articular uma e outra a partir da nossa caminhada sinodal”, refere o sacerdote.

O padre Igor Oliveira que dirige este importante serviço da diocese de Angra desde setembro lembra que a pandemia veio afectar muito a catequese que está a ser desenvolvida em ritmos muito diferentes consoante a ouvidoria e a paróquia.

“Na reunião que tivemos com os representantes da catequese em todas as ilhas percebemos que nalgumas ainda são bem evidentes as restrições, sobretudo nas maiores- São Miguel e Terceira- e nas mais pequenas, onde existem menos constrangimentos, as coisas até estão a correr bem” referiu ainda.

Esta reunião onde foram definidas algumas linhas de atuação do serviço decorreu no passado dia 20 de janeiro.

Scroll to Top