Vigário episcopal apela aos cristão para não se fecharem sobre si mesmos

No encerramento da XIX semana Bíblica Diocesana, esta sexta feira em Ponta Delgada, Pe Cipriano Pacheco afirmou que o grande desafio dos cristãos é terem sempre uma predisposição verdadeira para o diálogo.

O “Átrio dos Gentios” é uma porta que se abre ao diálogo entre crentes e não crentes e o importante é que todos sejam tolerantes, em primeiro lugar consigo próprios e, depois com os outros, disse o Vigário Episcopal para São Miguel, no encerramento da XIX semana Bíblica Diocesana dos Açores, que terminou esta sexta feira em Ponta Delgada.

 

“O Átrio visa aproximar os crentes e não crentes, criando espaços de diálogo e de encontro, possibilitando o confronto do discurso da razão e abrindo os horizontes de uma procura comum da verdade para o ser humano e sociedades do nosso tempo”, adiantou Cipriano Pacheco.

 

O grande desafio colocado pelo “Átrio” é, segundo o responsável máximo pela Igreja na ilha de São Miguel, “ir ao encontro do outro” com um grande sentido de “tolerância e abertura” na perspetiva de que nasça uma “luz” sobre o que os une e os separa e todos tenham consciência “da sua fragilidade humana”.

 

“É pelo caminho da humildade e da procura sincera e contínua da verdade que o diálogo entre crentes e não crentes tem razões para ter lugar”, acrescentou, ainda, Cipriano Pacheco.

 

O sacerdote apelou, por isso,  a todos os cristãos que não se fechem sobre si mesmos, vivendo “uma realidade à parte”, pois esse está longe de ser o desafio proposto pelo Evangelho que a todos pede que “sejam capazes de conduzir a procura humana no sentido da edificação de uma nova terra habitada por uma autêntica fraternidade onde todos possam aceder ao gosto de viver de modo plenamente humano”, concluiu.

 

No final o Vigário Episcopal para São Miguel deixou um apelo para que todos os cristãos que formam a Igreja sejam capazes de fazer dela este “Átrio aberto” para permitir que diversas sensibilidades possam “convergir para gerar fraternidade” sem que ninguém precise realmente de renunciar à sua própria identidade.

 

“Este encontro de uns e de outros tem lugar por relação a valores humanos fundamentais, partilhados como sejam os valores da justiça, da liberdade, da responsabilidade, do respeito” e, por isso, conclui que “é importante que os cristãos acolham mesmo dos não crentes o apoio que possam receber no que se refere ao desenvolvimento de práticas pessoais e sociais no sentido de tais valores”.

 

O Átrio dos Gentios, foi o último “episódio” bíblico tratado na XIX Semana Bíblica Diocesana dos Açores que decorreu desde segunda-feira na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Ponta Delgada.

 

Durante cinco dias, os cristãos foram convidados a refletir sobre a Palavra, a Fé e a Vida, procurando partir sempre da palavra de Deus para a Fé dos homens.

 

Participaram nestes encontros para além de Vigário Episcopal, Frei Bento Domingues, Frei Herculano Alves e o Pe Ricardo Henriques, docente do Seminário Episcopal de Angra.

 

A XIX Semana Bíblica Diocesana foi organizada pelo Secretariado Bíblico de São Miguel, em colaboração com a Diocese de Angra e o Movimento de Dinamização Bíblica Nacional.

Scroll to Top