Romaria à Senhora da Paz marca o inicio das celebrações

As Festas em honra de São Miguel Arcanjo, em Vila Franca do Campo, realizam-se de 8 a 14 de maio

As festividades tiveram inicio esta terça feira com a romaria à Senhora da Paz, seguindo-se, após a chegada da imagem, a celebração Eucarística na Matriz de Vila Franca do Campo.

De acordo com uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores pelo Pároco e ouvidor de Vila Franca do Campo “a comunidade cristã reuniu-se para dar início às festas em honra do seu padroeiro São Miguel Arcanjo”.

“Como é tradição, rumou ao Santuário da Senhora da Paz para trazer, em procissão, a Imagem da Mãe de Jesus Cristo para igreja paroquial” refere a nota que destaca a grande adesão popular com mais de duzentas pessoas.

“ A alma micaelense devota-se à Rainha da Paz, sob a proteção do Príncipe dos Anjos: São Miguel Arcanjo. Efetivamente podemos denominar o monte onde está a Senhora da Paz, o ‘Tabor’ da nossa Vila e onde se espelha a bela espiritualidade mariana, bem vincada no coração dos cristãos” refere ainda a nota enviada ao Igreja Açores pelo Pe. José Borges.

Entre celebrações religiosas e um programa cultural recheado de música, a festa do patrono desta paróquia da antiga capital da ilha de São Miguel, prossegue com a abertura dos “Quartos dos Patronos”, com o tradicional “Correr os Santos”, no dia 11 de maio, pelas 20h30.

A recolha das oferendas, mais conhecida por “Migalha”, decorrerá no sábado,12 de maio, e vai ter início às 13h30. O cortejo está marcado para as 13h00 com desfile dos carros alegóricos e vão percorrer as ruas habituais das procissões, havendo, no final, arrematações. Neste mesmo dia, haverá animação infantil no Jardim Antero de Quental.

O ponto alto da Festa será no domingo, dia 13 de maio, com missa solene às 11h30, e às 18h00 sairá da Matriz de Vila Franca do Campo a “Procissão do Trabalho”, procissão que integra os Patronos das várias profissões e percorrerá as habituais ruas das procissões.

Todos os dias haverá bazar e arraial, na tenda e no coreto, que será animado por vários grupos musicais e de teatro locais e convidados. Destaque para a “Noite da Juventude”, no dia 12 de maio, com a atuação do Dj “Play”.

Esta é uma organização da Comissão de Festas da Paróquia de São Miguel e conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo.