XIV Jornadas Bíblicas dos Açores refletem sobre a vocação batismal

Formação promovida pelo Serviço Diocesano da Palavra e Apostolado Bíblico decorre entre os dias 23 e 27 de fevereiro

As XIV Jornadas Bíblicas dos Açores, a decorrerem nas ilhas do Faial, Pico e Terceira, numa iniciativa promovida pelo Serviço Diocesano da Palavra e Apostolado Bíblico,  pretendem aprofundar a reflexão sobre a vocação pessoal e eclesial dos batizados, a sinodalidade e a condição de discípulos missionários na vida cristã contemporânea. O encontro contará com a orientação do Padre David Palatino,presbítero do Patriarcado de Lisboa, reconhecido pelo seu trabalho em Teologia Bíblica e pela vasta experiência na formação cristã.

A primeira sessão da Semana Bíblica abordará a vocação pessoal e eclesial dos batizados, explorando os modelos de missão presentes na Escritura e o itinerário proposto no Evangelho de Mateus –  escutar, anunciar e converter – , sublinhando a corresponsabilidade de todos os fiéis na construção do Corpo de Cristo, à luz da primeira Carta aos Coríntios. Já a segunda temática centrará a reflexão na sinodalidade e na condição de discípulos-missionários, analisando os fundamentos neotestamentários desta dimensão essencial da Igreja a partir dos textos de Lucas e dos Atos dos Apóstolos, bem como o paradigma do chamamento dos primeiros discípulos em Lucas.

O programa terá início na Ilha do Faial, na Igreja do Carmo, com sessões marcadas para os dias 23 e 24 de fevereiro, ambas às 20h00. Segue-se a Ilha do Pico, no Santuário do Senhor Bom Jesus Milagroso, em São Mateus, no dia 25 de fevereiro, também às 20h00. A iniciativa termina na Ilha Terceira, no Salão do Seminário Episcopal de Angra, com encontros nos dias 26 e 27 de fevereiro, igualmente às 20h00.

A organização sublinha que a Semana Bíblica constitui uma oportunidade significativa para os fiéis das três ilhas aprofundarem a compreensão da sua vocação batismal, da missão cristã e da importância da sinodalidade na vida da Igreja, guiados por um especialista de referência na área da teologia bíblica.

Ordenado presbítero em 2012, o padre David Palatino possui mestrado integrado em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa e especialização em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, encontrando-se atualmente a concluir o doutoramento centrado no Evangelho de São João, além de lecionar na Faculdade de Teologia da UCP.

Entre as suas obras mais recentes destacam-se Pedro, o protótipo do discípulo missionário (2019), Viver e proclamar a Palavra (2021-2023) e Comentário à Dei Verbum (2026). É ainda membro da Associação Bíblica Portuguesa, vigário-paroquial da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa, e presidente do Instituto Diocesano de Formação Cristã.

ficha inscriçao 2026

 

 

 

 

Scroll to Top