Romeiros graciosenses saem para a estrada no dia 10 de março

Os romeiros da ilha Graciosa realizam a sua XIX Romaria quaresmal nos dias 10 e 11 de março.

“Não ameis o mundo nem o que há no mundo” (Jo 2,15) é o tema da romaria que levará o rancho, composto por meia centena de pessoas, a percorrer as igrejas da ilha Graciosa. As reuniões preparatórios decorrem nos dias 5, 7 e 9 de março, pelas 19h00, na Igreja de Nossa Senhora da Guadalupe.

Durante a Romaria serão celebradas duas missas: uma a 10 de março, às 19h00, na Igreja de Nossa Senhora da Luz e a de clausura da romaria que tem lugar às 19h00 do dia 11, na Igreja Matriz de Santa Cruz da Graciosa.

Esta romaria da ilha branca foi iniciada em 2000 tendo como primeiro mestre o luso canadiano António Tabico, entretanto já falecido.  Desde então, e durante muitos anos um grupo “significativo” de luso descendentes tem participado nesta romaria que contou, a partir de 2007, com a ajuda preciosa do Pe. Dinis Silveira, atualmente pároco do Topo, na vizinha ilha de São Jorge.

 

As romarias quaresmais têm a sua expressão máxima em São Miguel com 55 grupos, mas também já se realizam na Graciosa e na ilha Terceira, trazendo aos Açores dois ranchos do Canadá.