Dados foram apresentados ao bispo diocesano no inicio da visita pastoral à ilha montanha iniciada a 2 de março

Um estudo desenvolvido pela ouvidoria da ilha do Pico a que o sitio Igreja Açores teve acesso revela que apenas 15% dos picoenses participa regularmente na missa dominical e a maioria (10%) é do sexo feminino.

De acordo com o estudo, entregue ao bispo de Angra, na reunião do Conselho Pastoral de Ilha que teve lugar no dia 2 de março, dia em que D. João lavrador chegou ao Pico,  dos 14.787 picoenses recenseados só 2.169 têm prática religiosa dominical, sendo que o concelho da Madalena é o que regista o maior número de participações, 1.073 (18%), contra os 663 fieis que participam na Eucaristia dominical nas Lajes (14%) e 433 (13%) em São Roque, os três concelhos da ilha.

Dos dados avançados pelo estudo, são as mulheres que mais participam e entre elas são as mais velhas, havendo uma predominância nos três concelhos para uma participação mais regular das mulheres entre os 55 e os 70 anos, o que também se justifica pelo facto da estrutura da pirâmide etária no Pico ser muito envelhecida. Curiosamente o segundo grupo mais representativo na participação dominical é o da faixa etária entre os 8 e os 14 anos, altura em que a maioria dos jovens picoenses frequenta o itinerário catequético.

A igreja matriz da sede de concelho é a que regista sempre o maior número de participações na celebração dominical.

Por concelhos, nas Lajes,  a prática dominical varia entre os 20% em várias paróquias (Calheta do Nesquim, Santa Cruz, São João,  e Silveira) , e os 9% na paróquia da Piedade.

Já na Madalena, a prática religiosa dominical é ligeiramente superior à média da ilha, 18%, registando-se nalgumas paróquias percentagens mais elevadas, variando entre os 29% em São Caetano e os 13% nas Bandeiras.

Em São Roque, concelho com a menor prática religiosa da ilha, 13%, a participação dos fieis faz-se de forma muito variável havendo paróquias com uma prática dominical da ordem dos 4%, como é o caso de Santo António e da Prainha com 18%.

A Ilha do Pico é a segunda maior ilha do Arquipélago dos Açores, no Atlântico Norte. Está dividida em 3 concelhos, Lajes do Pico, Madalena e São Roque; em 17 freguesias; em 19 paróquias. Dela também se destacam a montanha do Pico, o ponto mais alto de Portugal com 2351 m de altitude; ter sido uma ilha que muitas vocações deu para a Igreja no extremo oriente e por ter um santuário diocesano, o Santuário do Senhor Bom Jesus Milagroso, na freguesia de São Mateus.

Os dados da prática dominical apresentados, foram recolhidos nas eucaristias de 13 e 14 de janeiro. Outros dados usados foram facultados pelos párocos e pelos censos de 2011.