Maria de Belém e Marcelo Rebelo de Sousa na Capela do Rato, em Lisboa

Os candidatos presidenciais, Maria de Belém e Marcelo Rebelo de Sousa, vão estar, no mês de novembro, na Capela do Rato, em Lisboa, para falarem da sua relação com Deus.

No ciclo de conversas de Maria João Avillez intitulado «Deus», o primeiro convidado é Jorge Silva Melo e vai decorrer, esta quarta-feira, às 21:30, naquele local, revela o programa enviado à Agência ECCLESIA.

Depois de Assunção Cristas, a 28 de outubro, é a vez de Marcelo Rebelo de Sousa falar da sua relação com Deus, a 04 de novembro.

Uma semana depois, a 11 de novembro, Maria de Belém, responde às perguntas da jornalista e o selecionador nacional, Fernando Santos, é o convidado de 18 de novembro.

Pedro Mexia, a 25 de novembro, e Carminho, a 02 de dezembro são os convidados seguintes desta iniciativa que tem como anfitrião o padre e poeta Tolentino Mendonça.

O ciclo termina com João Taborda da Gama, a 16 de dezembro, mas uma semana antes Henrique Monteiro aborda também a sua relação com Deus.

A organização destes encontros de fé é de José Tolentino Mendonça, o sacerdote poeta que acaba de receber o Prémio literário ‘Res Magnae 2015’, uma distinção italiana atribuída no campo da ensaística, com a obra ‘A Mística do Instante’.

A cerimónia de entrega do prémio está marcada para o dia 19 de novembro, em Roma.

No ensaio ‘A Mística do Instante’, o padre Tolentino Mendonça sustenta que há um Evangelho que “só a pele apreende”, que “a fraternidade se exprime também pelo tato”, escrevendo que “o pão da Eucaristia é o pão de mil sabores” e que “o odor permite uma aprendizagem do invisível”.

Segundo o também vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa, n’ ‘A Mística do Instante – o tempo e a promessa’ o objetivo é “conversar”.

“Não é uma conversa que foge às questões mais imediatas do dia-a-dia, mas não é abstrata, sobre querubins e serafins, mas sobre a vida, sobre a pessoa humana, sobre o que nós somos e demasiadas vezes é deixado submerso e adiado”, disse o também consultor do Conselho Pontifício para a Cultura (Santa Sé).

Recordo que José Tolentino Mendonça é o convidado para encerrar as comemorações do centenário do Jornal A Crença, no dia 19 de dezembro, em Vila Franca do Campo.

CR/Ecclesia