CNE arranca ano escutista em Santa Maria

 

Ilha recebeu este ano o VI Acapamento Regional da Alcateias

O Agrupamento 394 Aeroporto, Núcleo de Santa Maria, do Corpo Nacional de Escutas, que celebra o 42º ano de atividade, iniciou o seu ano escutista no último fim-de-semana, com a participação no JOTA JOTI/2015, Jamboree no Ar e Jamboree na Internet, atividade mundial, que reuniu escuteiros de mais de cem países e regiões via rádio, uma iniciativa a que os escuteiros açorianos aderiram com vários agrupamentos.

Em Santa Maria, foi montada na sede do agrupamento uma estação de rádio e desenvolveram-se atividades paralelas que envolveram todos os escuteiros- Lobitos, Exploradores, Pioneiros, Caminheiros e Dirigentes-, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores esta terça feira .

A nota sublinha que se tratou “ do primeiro momento para receber todos aqueles que se quiseram juntar nesta caminhada que é o escutismo, e ainda realizar o cerimonial de passagem de secção, para novas etapas de desenvolvimento no crescimento das crianças e jovens da Ilha”.

Esta primeira atividade terminou com a celebração da Eucaristia, animada pelos escuteiros, na Capela de Nossa Senhora do Ar, em Vila do Porto.

O Agrupamento 394 do Aeroporto conta com cerca 80 escuteiros e este ano foi o anfitreão do VI ACARAL, Acampamento Regional de Alcateias, que se realizou em Santa Maria- ilha dos Fósseis- na última semana de Julho, num evento Regional que levou à ilha meio milhar de escuteiros, na sua maioria Lobitos.

“Esta atividade foi uma aposta deste Núcleo, tendo como grandes parceiros a Camara Municipal de Vila do Porto e a Delegação da Secretaria Regional dos Transportes e Turismo” sublinha a nota em jeito de balanço deste evento que acabou por atrasar um pouco o inicio do novo ano escutista.

“Toda a ilha sem exceção se envolveu neste acampamento que aconteceu no Parque de Campismo da Praia Formosa e foram criados ateliers na Freguesia de Vila do Porto e Almagreira que deliciaram quem nos visitou”, termina a nota.

Recorde-se que o fim de semana passado foi um dos mais vividos em termos de escutismo com a participação no JOTA/JOTI, que na ilha Terceira, por exemplo, reuníu o Núcleo e Agrupamentos da ilha, procedendo-se à abertura formal do Centro de Recursos da Ribeira Seca, atividades integradas no programa comemorativo dos 90 anos do CNE – Escutismo Católico.

Durante o fim de semana foram desenvolvidas várias atividades- oficinas técnicas e formativas- e estimulado o gosto pelo Radio escutismo.

(Com Ana Loura)

Scroll to Top