300 anos depois população de São Mateus continua a honrar voto em honra do padroeiro

Mais de três mil rosquilhas vão ser distribuidas pelos visitantes

No próximo domingo, 21 de Setembro, a Paróquia Matriz de São Mateus, na Ilha do Pico, celebra o seu Padroeiro, informa uma nota da Ouvidoria a que o Portal da Diocese teve acesso esta quarta-feira.

A celebração é precedida de novenário de preparação, que tem a particularidade de, em cada dia, ser solenizado pelas instituições da freguesia.

A festividade que se celebra sempre a 21 de setembro mobiliza muitos fieís pois coincide com a data de um voto feito pelo povo, em 1718, aquando de um erupção vulcânica muito violenta que obrigou os habitantes de são Mateus a sairem de casa.

Na altura da aflição levaram a coroa do Divino Espírito Santo e a veneranda imagem de São Mateus e prometeram que, se pudessem regressar a casa, no dia do Padroeiro, “enquanto o mundo fosse mundo, haveriam de coroar com a coroa do Divino Espírito Santo e distribuir rosquilhas a todos os romeiros, em louvor do Divino Espírito Santo e do Senhor São Mateus”, acrescenta ainda a nota referindo-se à origem desta festa.

Ainda hoje se cumpre o voto e, no próximo domingo, estarão disponíveis mais de três mil rosquilhas para serem distribuídas a todos aqueles que passarem por São Mateus.

A Missa Solene da festa realiza-se às 16h00, presidida pelo Pe. Marco Luciano Carvalho, Ouvidor Eclesiástico da Horta, concelebrada pelo clero do Pico, seguindo-se a coroação e a procissão com as rosquilhas.

Terminada a procissão haverá arraial, com distribuição de rosquilhas, e será animado pelas Filarmónicas Lira de São Mateus e Lira Madalense.

 

Scroll to Top