Vigário Episcopal para a Formação orienta terceiro turno do retiro do clero diocesano no Pico

Retiro decorre entre 2 e 6 de abril

Começou ontem e realiza-se até 6 de abril o terceiro turno para o retiro anual do clero na diocese de Angra, no Santuário do Senhor Bom Jesus, na ilha do Pico, que será orientado pelo Vigário Episcopal para a Formação, Cónego Ângelo Valadão.

“É um tempo e uma oportunidade importante, mesmo imprescindível para quem tem a responsabilidade de presidir ao Povo de Deus que lhe está confiado” afirma o bispo diocesano numa carta endereçada a todo o clero.

D.João Lavrador, na carta enviada a todos os sacerdotes lembra que o presbitério diocesano, entre várias ações, “constrói-se e edifica-se pela formação espiritual de todos os seus membros”. Por isso, a apela à participação de todos.

O retiro anual do Clero, além de ser uma obrigação canónica, é também uma oportunidade para o crescimento espiritual dos presbíteros e para reforçar a unidade com o seu prelado diocesano.

Para fazer um retiro é necessário que haja “disposições interiores, tais como, silêncio, meditação, oração pessoal e entrega para uma revisão de vida, que no caso dos presbíteros diz respeito à renovação do compromisso ministerial assumido no dia da ordenação presbiteral”.

Para além destes retiros organizados na diocese há sacerdotes que, habitualmente, participam noutros retiros do clero nomeadamente os promovidos pela Associação dos Padres do Prado.

Scroll to Top