Emigrante dos Estados Unidos cumpre desejo e oferece capa ao Senhor Santo Cristo dos Milagres

A capa que a imagem irá envergar na missa do próximo domingo, e durante todo o verão, foi hoje apresentada pelo Santuário

A imagem não sai à rua mas há gestos que ficam para memória futura, “para não quebrar a tradição”. O reitor do Santuário, juntamente com a zeladora da imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres, apresentou esta quinta-feira a capa que a imagem do ECCE Homo mais venerada dos Açores irá vestir a partir de domingo e durante todo o verão.

A capa, em veludo vermelho escuro e adornos em ouro foi oferecida por um emigrante açoriano radicado nos Estados Unidos há 52 anos.

“A 35ª capa do Senhor era um desejo que o devoto que a ofereceu tinha desde os 20 anos e que agora conseguiu concretizar” adiantou ao Igreja Açores o reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo.

“Decidimos fazer uma apresentação muito singela da capa para lembrar este dia em que faríamos a conferência de imprensa de apresentação das festas” esclareceu ainda o Cónego Adriano Borges com a voz visivelmente embargada.

“Foi uma decisão muito difícil mas que foi tomada com toda a responsabilidade em nome de um bem maior que é a saúde de todos”, adiantou ainda o sacerdote em declarações ao Igreja Açores.

De hoje até domingo haverá vários momentos simbólicos a lembrar outros tantos momentos da festa que começaria amanhã e que por causa da Covid-19 foi cancelada.

Esta sexta feira à noite a RTP Açores promoverá a partir das 21h000 um especial informação com alguns convidados, entre eles o reitor e o provedor da Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres, duas presenças assíduas no arranque das festas. O programa decorrerá à porta fechada dentro do Convento e respeitando todas as regras recomendadas pela Direção regional de Saúde.

No domingo, a Missa do Senhor Santo Cristo será celebrada na Capela do Convento da Esperança, onde a imagem se encontra e sem a presença física de fieis será transmitida para todo o mundo através da RTP Internacional, a partir das 9h30.

“Esta celebração é uma forma de levarmos o Senhor Santo Cristo junto de todos os devotos que este ano estão privados de participar nesta festa” disse o reitor do Santuário

No Sábado à noite, o Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil irá promover uma vigilia on line para a qual convida todos os jovens açorianos, no seu sitio da internet.

A festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres, que decorreria em Ponta Delgada a partir de amanhã até domingo, foi cancelada em abril devido à pandemia da Covid-19.

A par das festas do Divino Espirito Santo, é a maior manifestação de religiosidade popular açoriana.

 

Scroll to Top