Padre Davide Barcelos, cinco anos ao serviço da comunidade de Arrrifes

Por Goreti Freitas

“Nós mudamos, a Igreja muda, a história muda, quando começamos a querer mudar”.

É com esta frase do Papa Francisco que a comunidade de Arrifes revê o trabalho desenvolvido pelo Padre Davide Barcelos durante os últimos cinco anos. Um trabalho de mudança!!!

Nos dias 25 e 26 de Julho de 2015, um novo sacerdote tomava posse nas paróquias dos Milagres, Saúde e lugar da Piedade. À data, disse que vinha “com espírito aberto, sem ideias feitas, preconceitos ou estigmas”.

Num primeiro ano, simultaneamente com o trabalho de Evangelização, desenvolveu um trabalho de estudo da realidade. Um olhar atento sobre a comunidade de Arrifes, dividida em três sub-comunidades mas que, com sabedoria e audácia, conseguiu transformar na Unidade Pastoral de Arrifes, mais tarde denominada de Igreja Arrifes.

Entre sorrisos e lágrimas, vitórias e derrotas, a vontade que o Pároco de Arrifes tinha de mudar e unir a comunidade, tornaram-no possível.

Um verdadeiro líder e pastor, dinâmico, auto-confiante, decidido, aventureiro, audaz, um comunicador nato, que ama o que faz, por isso dedica-se e entrega-se de corpo e alma à sua missão na Igreja Arrifes.

Cinco anos depois, uma realidade diferente, uma comunidade unida, uma Igreja renovada e inovadora, uma Igreja acessível a toda a comunidade.

Gratidão é, sem dúvida, o sentimento partilhado pela comunidade por todo o trabalho desenvolvido.

O Padre Davide Barcelos quis mudar e, em cinco anos, conseguiu mudar e unir o rebanho que lhe foi confiado.

Scroll to Top