As festas do Senhor Santo Cristo começam este sábado com as tradicionais “arrematações de gado” na feira de Santana

A menos de 24 horas do arranque da Festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada, com a simbólica arrematação do gado, na feira agrícola de Santana, agendada para este sábado, os preparativos para a festa continuam na rua com as iluminações e dentro de casa com a preparação de tudo o que é preciso desde o andor, às flores, passando pelas alfaias litúrgicas. Mas, este ano em que o Santuário é Igreja jubilar, é no acolhimento que está depositada toda a atenção.
“Aquilo que esperamos é que consigamos acolher as pessoas, que as pessoas se sintam acolhidas pelo Senhor Santo Cristo, nas suas circunstâncias de vida, e que encontrem naquele que é o lema, a tradução prática na sua vida, porque Cristo é a nossa esperança”, afirmou o reitor em declarações ao Sitio Igreja Açores.
“A nossa preocupação é que não haja barreiras a interporem-se neste diálogo entre cada um dos peregrinos que aqui vêm e o Senhor Santo Cristo, isto é, que haja um diálogo fácil entre uns e outros, coração a coração” explicita o cónego Manuel Carlos Alves.
Este ano a festa do Senhor Santo Cristo, cujo o tríduo será pregado pelo sacerdote açoriano José Paulo Machado, pároco da paróquia da Fajã de Baixo, em Ponta Delgada, e nos dias da festa contará com a presidência do arcebispo de Boston, D. Richard Henning, estará centrada na esperança, tema do ano jubilar.
“No meio das encruzilhadas e das nuvens negras que a vida nos vai trazendo, é importante esta referência e este alicerce firme de que Cristo, de facto, é a nossa esperança. Ele é que é a nossa resposta, a nossa resposta não no sentido de nossa particular, mas a resposta para as nossas ansiedades. Ele é que é a resposta” refere o sacerdote que organiza pelo segundo ano esta festa.
“As portas estão sempre abertas e sempre disponíveis para acolher quem cá vem. O importante, de facto, é que as pessoas se sintam acolhidas e não barradas por essas razões ou por quaisquer outras, se sintam acolhidas e consigam fazer este diálogo intenso, privado, silencioso, entre uma vida que necessita desabafar com Deus e um Deus que necessita de responder às necessidades das pessoas”, adianta.
Questionado sobre o correio ao Senhor Santo Cristo, onde os devotos pedem ou agradecem graças, o cónego Manuel Carlos Alves adianta que “são muitos os dramas das famílias, sobretudo”. Mas, também há a questão da paz no mundo.
“As nossas preocupações como Igreja devem ser sempre com aqueles que estão mais na periferia humana. Por uma razão ou por outra, aqueles que sofrem, esses que o papa chama tantas vezes os pobres, esse é que deve estar no nosso horizonte em primeiro lugar”, esclarece ainda.
“A Igreja está ao serviço das pessoas, é isso que importa”, diz explicando o porquê do convite ao arcebispo de Boston, de novo um norte americano a presidir à festa pelo segundo ano consecutivo.
“O arcebispo Richard Henning é um homem que se envolve com as pessoas. A vinda dele à nossa festa em honra do Senhor Santo Cristo tem que ver com esse envolvimento e decorre o convite neste contexto em que ele, envolvendo-se com os imigrantes açoreanos, percebe a dinâmica de fé que eles têm à volta do Senhor Santo Cristo e quer conhecer e aprofundar”, justifica lembrando que a principal mensagem que se espera de um prelado é o apelo constante à oração.
O programa das festas é idêntico ao dos anos anteriores, com o ponto alto a ser marcado pela entrega da imagem ao cuidado da Irmandade, no sábado às 16h30, seguindo-se a procissão da mudança da imagem e depois a vigília que será orientada por vários grupos, madrugada fora, na Igreja de São José. No domingo, volta a haver a missa dos peregrinos às 6h00 e a missa em inglês às 8h00. A missa de domingo no Campo de São Francisco começa às 9h30. À tarde, a procissão pelas principais ruas de Ponta Delgada começa às 15h30, com a saída da Imagem às 16h30. A imagem vestirá uma capa que foi estreada em 2000, por ocasião do ano jubilar e que foi oferecida por um emigrante açoriano nos Estados Unidos da América.
Os horários de funcionamento e acolhimento dos peregrinos seja na roda seja na Igreja estão mais dilatados durante esta semana. Por ser a Igreja jubilar, as portas da Igreja da Esperança estarão abertas diariamente entre os dias 19 e 22 até às 21h00. No dia 23, depois da abertura da iluminação permanecerão abertas às à meia-noite.
Este ano , o Santuário terá também um espaço expositivo aberto.
“Muitas obras de manutenção têm de ser feitas, porque o Santuário no que respeita ao perímetro do Convento encontra-se muito necessitado destas obras de conservação” diz ainda o Reitor.
“As outras vão ser pensadas, e primeiro teremos de pensar nos projetos. A minha primeira prioridade foi organizar a casa, depois então pensaremos no resto”, afirma o reitor.
Este ano, a festa, no encerramento, conta com uma Via lucis da Esperança, um musical jovem que estreará na quinta-feira do Senhor Santo Cristo, no Forte de São Brás, às 21h00. Será também um momento de discernimento sobre os problemas que afetam as sociedade contemporâneas sobretudo os mais novos.
“Tenham bem presente no seu coração que Ele está aberto a acolher todos e que para todos Ele tem uma resposta. Que haja este diálogo entre uns e outros, entre cada um dos crentes e o Senhor Santo Cristo, porque Ele está disponível para todos. Ele é o nosso Salvador” termina o reitor.