Não tenhamos medo, exorta arcebispo de Boston

O prelado que está há seis meses na arquidiocese norte americana visita pela primeira vez os Açores , para presidir às Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres

Foto: Lusa

 

O Arcebispo de Boston, D. Richard Henning, desafiou esta tarde os peregrinos do Senhor Santo Cristo a não terem medo.

“Nas tempestades e desafios da vida, muitas vezes encontramo-nos com medo. Mas o Senhor na  Sua misericórdia fala-nos “Não tenha medo!” Só precisamos de nos deitar e confiar e Ele vai elevar-nos e sustentar-nos” afirmou o prelado norte americano, natural do estado norte americano de Nova Iorque, onde foi ordenado Bispo, em 2018.

Inspirando-se numa memória de infância, o prelado comparou a experiência de aprender a flutuar na água com a confiança necessária para enfrentar os desafios da vida.

“Não é a água que nos afoga, mas o medo”, afirmou, explicando que o pânico e a falta de confiança podem levar ao colapso mesmo diante de situações aparentemente superáveis.

Baseando-se nas Escrituras, D. Richard Henning recordou que Jesus diz “Não tenhais medo” mais de 20 vezes nos evangelhos.

“Ele mostra-nos que nunca estamos sozinhos. Que Deus caminha conosco, mesmo na dor, mesmo na morte”, sublinhou, apontando a serenidade de Cristo diante da cruz como um exemplo supremo de confiança no Pai.

Durante a celebração, o arcebispo convidou os fiéis a oferecerem os seus medos a Deus como forma de cura espiritual.

“Não há poder que possa separar-nos do amor de Deus”, disse, citando São Paulo. “Vivemos rodeados por um vasto oceano do amor e da misericórdia divina. Quando o medo nos paralisar, devemos apenas deitar-nos e confiar.”

D. Richard concluiu o sermão da Procissão da Mudança com as palavras do Evangelho de João (14,27): “Minha paz eu deixo com vocês; minha paz eu lhes dou. Não se perturbem nem tenham medo.”

A presença do arcebispo americano reforçou o caráter internacional e espiritual da maior festa religiosa dos Açores, que continua a atrair peregrinos e devotos de diversas partes do mundo.

Depois de entregue à Irmandade, a Imagem segue agora para São José a onde permanecerá até às 9h00 de amanhã, altura em que voltará a sair para o adro da Igreja da Esperança para a missa campal.

Durante a noite, a partir das 23h00 haverá uma hora de Vigília sobre a Paz, animada pela Irmandade do Senhor santo Cristo que se inspirou no lucernário da noite da Vigília Pascal.

Á meia-noite haverá uma eucaristia presidida pelo bispo de Angra. E depois segue-se a vigília animada por vários grupos.

 

 

Scroll to Top