
O Papa apelou hoje à oração pelo “discernimento”, na sua intenção para o mês de julho, divulgada hoje através de um vídeo divulgado nas plataformas digitais.
“Rezemos para que aprendamos cada vez mais a discernir, a saber escolher caminhos de vida e a rejeitar tudo o que nos distancie de Cristo e do Evangelho”, pede Leão XIV, através da Rede Mundial de Oração do Papa.
A intenção é acompanhada por uma oração ao Espírito Santo, recitada pelo pontífice, em inglês.
“Peço-te a graça de aprender a parar para tomar consciência da minha maneira de agir, dos sentimentos que habitam em mim, dos pensamentos que me invadem e que, muitas vezes, não percebo. Desejo que as minhas escolhas me conduzam à alegria do Evangelho”, reza Leão XIV.
“Mesmo que tenha de passar por momentos de dúvida e cansaço, mesmo que tenha de lutar, refletir, procurar e recomeçar… Porque, no fim do caminho, a tua consolação é o fruto da boa decisão. Concede-me conhecer melhor o que me move, para rejeitar o que me afasta de Cristo, e amá-lo e servi-lo mais”
A edição de julho de ‘O Vídeo do Papa de julho’ foi realizada em colaboração com a Diocese de Brooklyn, nos EUA, apresentando uma jovem que caminha por uma floresta, perde-se e precisa de orientação.
“Ela olha à sua volta, para, liberta-se dos pesos desnecessários e começa a caminhar novamente, usando uma bússola e um mapa. Para novamente, abre o Evangelho, chega a uma gruta onde está uma imagem de Maria: a oração, no silêncio e na escuta, indica-lhe o caminho certo”, indicam os responsáveis pelo vídeo.
“No meio da pressa da vida quotidiana, devemos aprender a fazer uma pausa e criar momentos sagrados para a oração”, comenta D. Robert J. Brennan, bispo de Brooklyn, em nota enviada aos jornalistas.
“É nestes espaços silenciosos de escuta atenta que descobrimos quais os caminhos que realmente importam e encontramos o discernimento para escolher o que conduz verdadeiramente à alegria que vem só de Deus”, acrescenta.
Já o diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, padre Cristóbal Fones, explica que “a formação para o discernimento é fundamental para navegar num mundo complexo”.
“Aprender a discernir juntos, ouvindo as experiências e perspetivas dos outros, enriquece o nosso próprio processo de discernimento e ajuda-nos a reconhecer a ação do Espírito Santo na vida da comunidade”, precisa.
Desde 2016, ‘O Vídeo do Papa’ teve mais de 247 milhões de visualizações em todas as redes sociais do Vaticano, traduzido em mais de 23 idiomas
A Rede Mundial de Oração do Papa é uma obra pontifícia, confiada aos Jesuítas, que tem a missão de “mobilizar os católicos, pela oração e ação, diante dos desafios da humanidade e da missão da Igreja”.
(Com Vatican News e Ecclesia)