Movimento dos Cursilhos de Cristandade com nova equipa e programa para 2026/2027

O programa começa no dia 11 de setembro e termina com uma Ultreia a 23 de abril

Foto: MCC

O Movimento dos Cursilhos de Cristandade (MCC) na Diocese de Angra iniciou uma nova etapa com a renovação da sua equipa responsável, que passa a ser presidida por João Manuel de Freitas. Integram ainda a direção Fausto Jorge Dâmaso, como vice-presidente, Sónia Cristina Melo, como secretária, Roldão Jacinto Duarte, como tesoureiro, e Maria Manuela Cota, como vogal. O acompanhamento espiritual prossegue a cargo do cónego Hélder Miranda Alexandre.

Com uma história marcada pelo apostolado dos leigos e pelo contributo para a vida das comunidades cristãs da Diocese, o MCC pretende continuar a reforçar a sua presença e ação, apelando à participação dos cursilhistas e à colaboração dos sacerdotes.

Entre as principais iniciativas previstas para o novo ano pastoral encontram-se os Cursilhos de Homens, de 12 a 15 de novembro, e de Mulheres, de 19 a 22 de novembro, na ilha Terceira. O movimento está também a promover o trabalho de pré-Cursilho, procurando incentivar a inscrição de novos participantes.

O programa 2026/2027 inclui ainda Ultreias, encontros temáticos sobre o MCC, Igreja e questões sociais, momentos de oração e formação, recolheções e iniciativas de ação social.

As atividades arrancam a 11 de setembro com uma Missa do MCC no Santuário de Nossa Senhora dos Milagres, seguindo-se, a 18 de setembro, a apresentação do programa no Salão do Seminário. Entre os temas previstos estão o pré-Cursilho, o Plano Pastoral Diocesano 2026/2027, a visão sacerdotal sobre o MCC, a renovação da paróquia, saúde mental, solidão e isolamento social, os jovens na sociedade atual e o apoio ao cuidador.

O calendário contempla também Ultreias em Porto Judeu, São Brás, São Bartolomeu, Casa da Ribeira e Altares, além da Recoleção de Natal, Recoleção de Páscoa, Ação de Graças e Acolhimento e outras celebrações.

O programa encerra, em abril de 2027, com o balanço e encerramento das atividades, estando ainda previsto um Convívio de Verão e a Ultreia de Verão, a 30 de julho, em Santa Luzia.

O MCC deixa um apelo à participação ativa dos cursilhistas e à colaboração das comunidades e sacerdotes, sublinhando a importância da oração e do compromisso com a missão do movimento e da Igreja.

MCC ANGRA – PLANO DE ATIVIDADE 2026_2027 

Scroll to Top