A Alegria do Evangelho marca pregações na Novena dos Espinhos no Santuário do Senhor Santo Cristo

Pregações são feitas  por sacerdotes de cada uma das quarto zonas pastorais da ouvidoria. Encerramento da Novena será pregado pelo ouvidor

A Novena dos Espinhos, que se realiza anualmente na Quaresma no Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, tem por tema este ano a Alegria do Evangelho, a partir da Exortação Apostólica do Papa Francisco e começa na próxima quarta feira, informa uma nota da Ouvidoria de Ponta Delgada enviada ao Sítio Igreja Açores.

A primeira pregação, no dia 25 de fevereiro, às 17h45, será feita pelo Pe Marco Sérigo Tavares (zona pastoral oeste), pároco dos Mosteiros e Várzea, que falará sobre “A  beleza da Exortação-   A Alegria do Evangelho”. No dia 26, à mesma hora, será a vez do Pe Bruno Espínola (também da zona pastoral oeste), pároco nos Ginetes e Sete Cidades, falar sobre o capítulo I da exortação “A Transformação Missionária da Igreja “.

“ O mundo de hoje mesmo no nosso meio: alguns desafios” será o tema sobre o qual o Cónego João Maria Brum, pároco de São Pedro irá meditar no dia 27 de fevereiro, sexta feira. No dia 28, será a vez do Pe João Arlindo Monteiro se debruçar sobre as “Tentações dos Agentes pastorais”.

“Quem anuncia o Evangelho hoje e como o anuncia?” é o tema da pregação do dia 1 de março a cargo do Pe João Luciano do Couto Rodrigues, pároco in solidum das paróquias de Santa Clara e Nossa Senhora de Fátima. Já  no dia 2 de março, o Pe Hélder Cosme, pároco de São Roque, irá pregar sobre “A dimensão Social da Fé e o papel da Doutrina Social da Igreja”.

No sétimo dia da Novena a pregação fica a cargo do Pe Paulo Borges, pároco da Fajã de Baixo e director diocesano do Serviço de Apoio à Pastoral da Saúde, que falará sobre “A opção da Igreja pelos últimos: as periferias hoje”.

No dia 4 de março,  “O Diálogo Social, caminho para a Paz” será o tema da pregação do Pe Ricardo Tavares.

O último dia da Novena fica a cargo do Pe José da Encarnação, delegado para São Miguel do Serviço Diocesano para a Pastoral das Comunicações Sociais, que falará sobre “Evangelizar no Espirito hoje com Maria, Mãe da Evangelização”.

A conclusão da Novena, no dia da festa, a eucaristia de encerramento será presidida pelo ouvidor de Ponta Delgada, Cónego José Medeiros Constância.

A Festa dos Espinhos realiza-se na sexta feira às 18h00.

Todas as pregações decorrem a partir das 17h45.

A Novena dos Espinhos é uma das três festas emblemáticas que se realizam no Santuário do Senhor Santo Cristo, tal como a do Cristo Rei antes do  inicio do Advento.

Scroll to Top