A campanha eleitoral “tem sido um ponto negativo da vida americana”, diz professor açoriano nos EUA

Dinis Borges, apresentador do canal 49, televisão católica da diocese de Fresno, é o entrevistado do programa de Rádio Igreja Açores

A campanha eleitoral tem dividido muito os açorianos radicados nos Estados Unidos e isso “por si só não é mau” diz o professor Dinis Borges que sublinha, no entanto, que esta campanha tem “sido um dado negativo na sociedade açoriana” e esse “é que constitui um verdadeiro problema”.

“O que me preocupa e muito é que o debate tenha sido odioso , vil e tão mesquinho” diz o apresentador da televisão norte americana canal 49, emissora católica da diocese de Fresno.

“Os nossos jovens têm estado a assistir a esta campanha baixa e, do que tenho visto em contexto de sala de aula, há muitos jovens, mesmo luso descendentes,  que passaram a ter um comportamento quase xenófobo para com os colegas hispânicos ou árabes” refere o docente lembrando que “isso antes não acontecia”.

“O que temos assistido é o exemplo do que não precisamos; o  que deveria estar em cima da mesa seria  ensinarem-nos a viver bem e felizes”, concluiu.

O professor Dinis Borges dá aulas em Tulare, na Califórnia, EUA, onde existem três escolas secundárias e com as quais as duas escolas secundárias de Angra, que é cidade irmã de Tulare há precisamente 50 anos, assinaram um memorando de entendimento para dar corpo a intercâmbios futuros.

“Mais do que nos debruçarmos sobre o passado interessa projectar e garantir o futuro, e o futuro são os jovens”, adianta

Na entrevista que vai para o ar este domingo ao meio dia na Antena 1 Açores e no Rádio Clube de Angra, o docente fala sobre a religiosidade dos açorianos da diáspora- “muito comprometidos com as suas comunidades”- e da sua vivência da religiosidade popular.

“Não quero ofender ninguém mas os açorianos da díáspora são porventura mais religiosos que os que cá residem” referiu o professor destacando que quando emigraram levaram bem presente a sua vivência religiosa e nunca mais se afastaram e já incutiram isso nos filhos”, refere.

“As nossas comunidades estão, igualmente como outras, a sofrer uma metamorfose mas há coisas que nem inglês deixam de ter o mesmo sentido, como por exemplo o culto do Divino Espírito Santo” sublinha.

Na entrevista Dinis Borges fala da necessidade do bispo de Angra estar próximo destas comunidades para que se sintam “uma extensão dos Açores” e se mantenha a unidade dos açorianos enquanto comunidade cristã.

O programa Igreja Açores é apresentado por Tatiana Ourique e vai para o ar depois da transmissão da missa da Sé.

Scroll to Top