A questão da pobreza exige a intervenção “concertada” de todos

A um mês do inicio do novo ano pastoral, no regresso do programa de rádio, o Igreja Açores falou com o Vigário Geral da diocese de Angra

No próximo domingo, dia 3 de setembro, está de regresso o programa Igreja Açores que vai para o ar aos domingos, depois do meio dia no Rádio Clube de Angra e na Antena 1 Açores, sendo retransmitido para mais de 10 canais dos Estados Unidos e Canadá e o convidado da grande entrevista é o Vigário Geral da diocese, Cónego Hélder Fonseca Mendes.

O sacerdote, que é o responsável pela redação das orientações diocesanas de pastoral, sublinha a prioridade da pastoral social e reforça a ideia de que esta questão da pobreza “não é um problema da igreja”, apenas,  e exige de todos “uma ação concertada”.

“Há graves problemas na nossa vida social: o desemprego, o abandono escolar, as dependências; a pobreza dos mais jovens… os problemas são tantos que a igreja não consegue resolver tudo sozinha… tal como o governo também precisa das instituições da igreja, também nós precisamos da ajuda de terceiros”, refere o sacerdote.

“Há muitos problemas para os quais ainda não vemos saída à vista e nós não podemos alhear-nos deles” refere o Cónego Hélder Fonseca Mendes que lembra que esta prioridade na diocese de Angra vai levar este ano à criação de um Conselho Consultivo da Pastoral Social que será constituído por representantes de todos os serviços e organismos da diocese, para além de uma plataforma digital intitulada Igreja Açores + Próxima, onde se promoverão debates e reflexões sobre as várias iniciativas desenvolvidas pela diocese no âmbito social.

Além das questões relacionadas com a pastoral social, o Vigário Geral da diocese fala ainda dos trabalhos previstos para a preparação do Sínodo dos Bispos sobre os jovens, a fé e a igreja e da forma como vai ser preparado em particular na diocese de Angra.

Na entrevista ao programa de rádio Igreja Açores fala ainda da importância e mais valia da religiosidade popular, da criação dos vigários episcopais territoriais e da opção por nomear leigos para a direção de alguns serviços diocesanos.

Neste programa poderá ouvir ainda a nova responsável pela pastoral social, Vitória Furtado; o balanço das grandes festas do Divino Espirito Santo da Nova Inglaterra que foram presididas pelo bispo D. João Lavrador e as expetativas que ele tem em relação aos novos sacerdotes ordenados este ano.

O programa da responsabilidade do Serviço Diocesano da Pastoral das Comunicações Sociais, apresentado pro Tatiana Ourique, vai para o ar este domingo a partir do meio dia no Rádio Clube de Angra e na Antena 1 Açores.

Scroll to Top