Açores

A atualidade de uma igreja missionária
Diocese e Governo assinam contrato para reconstrução de quatro igrejas do Faial

A primeira a ser reconstruída é a dos Flamengos. Contrato prevê 8,6 milhões de euros para finalizar a intervenção nas igrejas destruídas pelo sismo de 98.

Romeiros de São Miguel vão oferecer “ramalhete espiritual” ao Papa

Em vez de flores enviam um “bouquet” de orações.

XXXV Jornadas de Estudos Teológicos arrancam quarta feira

Três sacerdotes da Diocese de Angra dirão presente.

[ler +]

Carlos Amaral considera que a Doutrina Social da Igreja é a alternativa ao modelo de sociedade moderna

O professor Universitário refletiu sobre a crise atual; afirma que o problema não está nos mercados mas nos valores que enformam a sociedade e apela a um maior respeito pela intervenção da Igreja.

[ler +]

Júlio Rocha diz que só a fé pode ajudar a consolar a dor do sofrimento humano

Professor de teologia moral no seminário episcopal de Angra falou ao final da manhã nas jornadas oncológicas pediátricas que decorrem no Hospital do Santo Espírito.

[ler +]

Bispo de Angra diz que o maior desafio dos cristãos é fazerem o bem mesmo que lhes façam o mal

D. António de Sousa Braga participou este sábado  nas jornadas culturais “Doar é comunicar, comunicar é evangelizar”, organizadas pela Ouvidoria da Ribeira Grande.

[ler +]

Cristãos devem fazer um esforço para serem mais ativos na comunicação social

O desafio foi lançado pelo Cónego António Rego durante as Jornadas Culturais organizadas pela Ouvidoria da Ribeira Grande este sábado.

[ler +]

Capelão do Hospital de Ponta Delgada pede aos cristãos que vivam o seu sofrimento em comunhão com Cristo

A conferência “Job revisitado: O mal e o Sofrimento” foi apresentada no âmbito das jornadas sobre o cancro pediátrico, promovidas pelo Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa contra o cancro.

[ler +]

Pe João Chaves convoca os cristãos a evangelizar através de uma religiosidade popular adulta

O responsável da Diocese de Angra pela Pastoral Missionária participou numa conferência organizada pela Ouvidoria do Nordeste sobre o contributo da religiosidade popular para a Nova Evangelização.

[ler +]

Bispo de Angra apela à “coragem da sobriedade”

Mensagem para a Quaresma exorta os cristãos a serem solidários e a celebrar os mistérios da Eucaristia e da Reconciliação.

Reconstrução das Igrejas do Faial vai poder arrancar

A resolução que aprova o contrato entre o Governo e as quatro paróquias da ilha do Faial afetadas pelo Sismo de 98 foi aprovada em conselho de governo. Empreitadas estão orçadas em 8,6 milhões de euros.

[ler +]

Ouvidoria de Ponta Delgada aposta numa ação comum de todos os agentes ligados à educação Cristã

Encontro de formação realizou-se no inicio da semana em Ponta Delgada.

A Vida no Céu

Trabalhos de alunos de arquitetura da Universidade dos Açores recriam o pós Dilúvio a partir de um texto de José Eduardo Agualusa.

[ler +]

Núcleo Regional da Liga Portuguesa contra o cancro reflete sobre o cancro pediátrico

Padres Paulo Borges e Júlio Rocha participam no debate com uma conferência “Job revisitado: o mal e o sofrimento”.

[ler +]

Dia de oração pela paz na Ucrânia

Coordenador da Capelania Nacional Ucraniana recorda que no centro do conflito está sobretudo «um povo que quer melhorar a sua vida».

[ler +]

Lagoa organiza mini jornadas da pastoral da família

Ouvidoria quer colocar a família como construtora da Igreja, a começar no ambiente doméstico.

Romarias quaresmais no feminino crescem em São Miguel

A primeira parte da Ribeira Chã no dia Internacional da Mulher, a 8 de Março.

Grupo de Jovens Pedras Vivas quer viver cristo de forma mais intensa

Foi criado em São Roque do Pico,  no passado dia 8 de fevereiro e integra 30 jovens.

Tertúlia sobre romarias na Lagoa

A Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira vai promover no dia 21 de Fevereiro, pelas 20h30, a Tertúlia “Romeiros – a sonoridade, a fé e a vivência”.

[ler +]

Ouvidoria da Ribeira Grande promove jornada cultural sobre a comunicação e evangelização

Durante a jornada intitulada “Doar é comunicar, Comunicar é evangelizar” serão abordados temas como a doutrina social da Igreja, a cultura do encontro e a comunicação social como formas de evangelização.