Dia 12 reúne com o Colégio de Consultores

A primeira ronda de “encontros informais” promovida pelo Administrador Diocesano, cónego Hélder Fonseca Mendes, com os ouvidores das nove ilhas que compõem a diocese de Angra entra hoje na reta final com um encontro com a ouvidoria da Praia e amanhã com a ouvidoria de Angra. Na quarta-feira, dia 12, será a vez de um encontro com o Colégio de Consultores, o órgão que o elegeu no passado dia 30 de novembro.

No inicio deste périplo por todas as ilhas dando seguimento à opção de fazer do Colégio de Consultores e do ´Colégio de Ouvidores´ os seus parceiros na administração da diocese até à nomeação de um novo bispo para Angra,  o cónego Hélder Fonseca Mendes deixou claro que estas visitas deveriam ser vistas como um sinal de “proximidade e de presença” na “continuidade” seja do programa pastoral seja das opções pelo caminho sinodal.

“Uma vez que não há alternativas, nem é o tempo de as criar ou de criar algo novo, dado que estamos em sede vacante, a conclusão retirada das reuniões em São Miguel e Santa Maria,  é a de que que não temos razões para parar o percurso que temos estado a fazer” afirmou ao Igreja Açores o Administrador Diocesano, num primeiro balanço das auscultações dos ouvidores de São Miguel e do Clero da ilha de Santa Maria, iniciada a 16 de dezembro.

O importante, referiu, “é continuarmos a ouvir toda a gente”, refere.

“Escutar as pessoas  quaisquer que elas sejam e se não queremos só das estruturas eclesiais então convidemos outras que pelo pensamento, princípios e atitudes possam participar, seja alguém que esteja dentro ou alguém que esteja fora”, conclui sobre este assunto. Além dos ouvidores e presbíteros em geral, o Administrador Diocesano encontrou-se com responsáveis de movimentos ou serviços diocesano.

Nestas reunião além da articulação do programa diocesano que o sínodo dos bispos e a Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, ambos em 2023, o sacerdote ainda se encontrou com sacerdotes de diferentes ouvidorias para se inteirar dos problemas, que conhece dado ter sido Vigário Geral durante 16 anos.