Por IA

O Diácono Fábio Carvalho é o entrevistado do programa Igreja Açores

Vai ser ordenado no próximo domingo na igreja onde se iniciou e deu os primeiros e decisivos passos na sua vida cristã. Quando receber o sacramento da ordem, depois das 15h00, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Estrela na Ribeira Grande, o neo sacerdote Fábio Carvalho tornar-se-á no sexto presbítero da diocese ordenado por D. João Lavrador  e o mais novo sacerdote insular.

Numa entrevista ao programa de Rádio Igreja Açores, que vai para o ar este domingo, dia 30 de junho, a partir do meio dia no Rádio Clube de Angra e na Antena 1 Açores, o jovem sacerdote de 34 anos recorda “o medo e a vergonha” que sentia em pequenino quando ocorreram os primeiros desejos de entrar no Seminário, a forma como foi reprimindo e adiando essa vontade com receio das reacções dos outros e como, depois de um Cursilho de Cristandade, decidiu enfrentar a vida e seguir a “vocação”.

“O chamamento vinha de trás e nada me satisfazia” recorda na entrevista lembrando as palavras de muitos, sobretudo nos eu tempo de acólito: “Ainda vais acabar em padre”.

“Não foi fácil o caminho. A distância da família e dos amigos fizeram destes sete anos um tempo duro, mas a vontade era muito grande” refere.

A poucos dias de cumprir “um sonho maduro”, como o próprio afirma garante que está calmo esperando “ansiosamente pela ordenação”.

Considera-se uma pessoa “humilde, divertida e disponível”, características que o ajudaram a superar algumas questões. Hoje, mais próximo da data da ordenação reconhece na família “o apoio que é imprescindível”.

“A nossa sociedade não está preparada para acolher estas vocações; há mesmo famílias que não acolhem esta ideia de forma natural e a família é muito importante quer para o despertar quer para o consolidar da vocação” adianta ainda.

A entrevista de Fábio Carvalho passa no Rádio Clube de Angra e da Antena 1 Açores este domingo, depois das 12h00.