Os alunos do 3º e 4º anos da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, da Escola Básica 1,2/JI das Lajes das Flores participam hoje no 23º Encontro Nacional da Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do 1º ciclo, subordinado ao tema “Com a EMRC, somos semeadores de Esperança!”, em Fátima.
A participação de um grupo açoriano, que acontece pela primeira vez, partiu do docente da disciplina padre Jorge Sousa e a proposta foi lançada na primeira reunião geral de docentes daquela unidade escolar, que recebeu a aprovação e apoio tendo sido inserida no Plano Anual de Atividades.
“É, sem dúvida, um marco histórico na nossa Diocese e do ensino na região, atendendo a que é a primeira vez que alunos açorianos participam neste encontro, que reúne, todos os anos, cerca de 5000 alunos de todo o país” sublinha a nota.
O grupo florentino conta com 13 elementos, entre os quais oito crianças, com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos de idade, de diversas nacionalidades e religiões cristãs, integrando católicos, cristãos ortodoxos, protestantes e judeus, com raízes de várias nacionalidades, como França, Alemanha, Israel, Ucrânia, Finlândia e Escócia.
“Como padre e como docente nesta comunidade, digo com orgulho que é bonito ver que os organismos, civis e religiosos, andam de mãos dadas. É importante nunca esquecer que os protagonistas são os alunos, os alunos que são os filhos deste concelho. E tudo o que se pode promover para o são crescimento dos mais novos, deve reunir os esforços de todos. É por eles e para eles que a escola existe e que as entidades civis se empenham em cooperar” diz o padre Jorge Sousa ao Sítio Igreja Açores.
O sacerdote, que é também professor na Escola de Santa Cruz, lamenta que os alunos da Escola Padre Maurício de Freitas, de Santa Cruz das Flores, não possam participar.
“Vamos fazer FESTA! Com a alegria contagiante das crianças, seguimos juntos nesta caminhada, mantendo os nossos corações abertos e reforçando o compromisso de construir um mundo mais fraterno e solidário”, explica a equipa nacional da Educação Moral e Religiosa Católica.
Mais de quatro mil participantes são esperados na iniciativa que pretende celebrar a importância e a dimensão transformadora da esperança, um tema que, segundo Estela Cristina, coordenadora da atividade nacional, “funciona muito bem com os mais novos”, que são “como pequenas esponjas e apreendem com facilidade”.
“Na escola, queremos desafiá-los a serem semeadores — com ações, palavras — de forma simples, como só as crianças sabem ser”, afirmou Estela Cristina citada pela Agência Ecclesia e pelo Portal Educris.
Os alunos estão já a ser preparados para o encontro com uma atividade prévia, intitulada “O mistério da semente desaparecida”.
“Considerámos importante proporcionar uma experiência pedagógica que ajude os alunos a prepararem-se para o encontro”, refere Estela Cristina.
De acordo com a responsável, o “jogo didático, em formato de escape room, propõe, em modo de descoberta, um conjunto de desafios que promovem a aprendizagem de valores fundamentais da vida em comunidade, trabalhados na disciplina de EMRC em contexto de sala de aula”.
Tal como os anteriores encontros de alunos do 1ºciclo, a edição deste ano mantém uma vertente solidária.
“Os alunos de 69 agrupamentos escolares receberam um link com vários desafios, que lhes permitirá aprofundar o sentido e a intencionalidade pedagógica do tema deste ano, culminando numa partilha solidária a favor das ‘Aldeias de Crianças SOS de Portugal’”, indica Estela Cristina.
Para a responsável, “alargar a esperança” a uma instituição que apoia crianças e jovens, a partir de outras crianças “é uma forma de despertar para o cuidado e a atenção ao outro, através de quem é mais novo e não tem as mesmas oportunidades”.
As escolas participantes foram convidadas a trazer para o Encontro Nacional bens alimentares não perecíveis e produtos de higiene, que vão ser entregues no Centro Paulo VI, na chegada a Fátima, contribuindo para o trabalho da organização de solidariedade social.
Além da atividade preparatória, os alunos e professores foram desafiados a criar uma semente, com base em modelos disponibilizados, que vai representar a respetiva escola num mural de destaque durante a celebração, que terá lugar na Basílica da Santíssima Trindade.
Os alunos estão neste momento a participar numa encenação bíblica, durante a celebração, que traz ao presente a parábola do bom semeador.
“Juntando a alegria, a oração, a reflexão e a partilha, queremos que este momento seja marcante e espelhe a essência e identidade da disciplina”, assinala Estela Cristina.
O Centro Paulo VI vai acolher ao longo do dia três celebrações culturais, com uma adaptação da obra «O Pinóquio», que transmite aos alunos valores essenciais para um crescimento saudável, como a amizade, a esperança, a verdade, a alegria e a bondade.
“A narrativa convida-nos a perceber como os valores estão no centro do trabalho pedagógico da disciplina e são fundamentais para crescer bem”, salienta a coordenadora da atividade nacional.
O XXIII Encontro Nacional da EMRC para os alunos do 1.º Ciclo é uma iniciativa do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), através do Departamento Nacional da EMRC.
Alunos de EMRC das Flores participam pela primeira vez no Encontro Nacional Interescolas em Fátima