Encontro tem lugar no dia 17 de maio em Ponta Delgada.

Um grupo de antigas alunas do Colégio de São Francisco Xavier, em Ponta Delgada, está a promover a criação de uma associação de antigas e antigos alunos do Colégio, que funcione como uma delegação nacional dos antigos alunos de São José de Cluny.

 

O encontro, em que além de antigos alunos, participarão a Madre Provincial da Congregação e a restante direção do Colégio, pretende “lançar as bases da futura associação” disse ao Portal da Diocese Ana Rosa Costa, que juntamente com Gilberta Pavão, está a dinamizar a iniciativa.

 

O encontro realiza-se no sábado, nas instalações do Colégio São Francisco Xavier e começa com uma Eucaristia, que será presidida pelo Pe Norberto Brum, seguindo-se um almoço convívio e depois a reunião propriamente dita.

 

“A ideia surgiu há cinco anos quando assinalámos os 50 anos do novo colégio em Ponta Delgada mas infelizmente não conseguimos andar para a frente e é isso que estamos agora a tentar fazer”, frisou Ana Rosa Costa.

 

A associação funcionará “como uma espécie de delegação” da Associação Nacional que surgiu no final da década de 70, a partir da iniciativa dos antigos e das antigas alunas de São José de Cluny de Luanda.

 

Esta associação pretende envolver o máximo de antigos alunos com dois objetivos em mente: “promover e vivenciar os princípios educativos da congregação e manter os laços de amizade e solidariedade entre antigos colegas”, disse ao Portal da Diocese Ana Rosa Costa.

 

As Irmãs da congregação de S. José de Cluny, fundada em França, em 1807, por Ana Maria Javouhey estão nos Açores desde 1893, altura em que começou a funcionar o Colégio de São Francisco Xavier.

 

Entre 1910 e 1932, as irmãs fecharam o colégio e só voltaram no final de 32. Em 1958 conseguiram inaugurar as novas instalações depois de terem mudado várias vezes de casa.

 

Atualmente o Colégio de São Francisco Xavier dispõe de uma creche, jardim de infância e primeiro ciclo.