Ascensão de Jesus ao Céu liberta a humanidade

Cónego Hélder Fonseca Mendes preside em Angra à missa da festas da Ascensão do Senhor ao Céu

Na homilia da Missa a que presidiu esta manhã em Angra, no domingo da Ascensão do Senhor, o cónego Hélder Fonseca Mendes afirmou que a ascensão de Jesus ao Céu não é um abandono dos homens mas a confirmação do envio do Espirito Santo para todos, em ordem a uma nova humanidade.

“Com a ascensão de Jesus fica a promessa e a certeza da nossa participação na plenitude da vida junto de Deus, em Deus. A este estado chamamos céu”, afirmou o Administrador Diocesano este domingo em que a Igreja celebra a Ascensão do Senhor.

“Podemos olhar para o Alto e reconhecer o nosso horizonte, o nosso futuro, o nosso destino” precisou, ao salientar a importância de se ter a capacidade do testemunho a partir do mistério da ascensão.

“Jesus permanece sempre o Deus connosco, desde o presépio, na encarnação, na eucaristia”, disse ainda.

O sacerdote lembrou, por outro lado, que a partir do mistério trinitário- Pai, Filho e Espírito Santo- e da experiência do seu amor, somos convidados a testemunhar.

“Este é o testemunho que hoje devemos dar e nas nossas casas, no trabalho, na escola, nos divertimentos, nos hospitais, nos lares, nas prisões, em todos os recantos da cidade: Cristo está connosco; Cristo é vivo!”, afirma ainda.

“A nossa relação com Deus “só é possível” porque Ele desceu no mistério da encarnação, da cruz, da eucaristia e do dom do Espírito Santo, mas também é possível, porque Ele subiu para onde a gente aspira, deseja e sonha com as coisas do alto, com o que é grande, com o céu, nosso limite, nossa meta e nosso destino, precisou ainda o sacerdote que presidiu à missa dominical na Sé de Angra.

“Ele sobe o espírito de serviço, de solidariedade, de amor ao próximo, de alternativas de fraternidade. Sobe Jesus e por isso desaparece o egoísmo, a prepotência, a indiferença, a exploração, a desigualdade, a injustiça. O Céu não é um espaço extra terrestre, mas um lugar onde Deus habita, que já está aberto e que começa aqui e agora”, conclui.

“Compreendemos agora a esperança a que somos chamados?” interpelou as dezenas de fieis que se encontravam na Missa da Sé, em Angra.

Um testemunho que tenha por base os valores do reino, isto é, a verdade, a justiça, a alegria, a disponibilidade e a entrega.

“Não será uma experiência feliz e uma vida boa que nos aguarda e espreita?  Experimentemos!” referiu concluíndo. Na próxima semana celebra-se o Domingo de Pentecostes, dia do bodo, um dos mais importantes na ilha Terceira.

Scroll to Top