Bispo de Angra apela à comunhão de oração entre padres e comunidades

 

Foto: Igreja Açores

“Cada bispo ou sacerdote deve fazer todos os anos uma paragem para retiro” e as comunidades “devem unir-se aos seus pastores pela oração”

O bispo de Angra, que esta semana vai participar no primeiro turno do retiro do clero, que começa esta segunda feira em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, convida “todo o povo de Deus” a unir-se aos seus pastores em oração.

“Convido todo o povo de Deus a unir-se aos seus pastores pela oração, pedindo muitos e bons frutos do retiro para a vida e ministério de cada um deles” refere numa mensagem enviada a todos os sacerdotes e a todos os diocesanos.

D. Armando Esteves, que entrou na diocese no passado domingo, sublinha que “ não pode haver um ministério fecundo sem a união com Deus na oração e meditação da Palavra de Deus”.

“Sem uma espiritualidade suportada também  pelas práticas de piedade diárias, a vida apostólica corre o risco de se tornar uma sequência de atos administrativos e litúrgicos sem alma e, pior, sem consequências para quem se aproxima em busca de Deus. Deus não pode ser dispensado por mais qualidades que pensemos ter” refere na mensagem a que o sítio Igreja Açores teve acesso.

O prelado, que estará em São Miguel durante toda a semana, destaca ainda que “cada bispo ou sacerdote deve fazer todos os anos uma paragem para retiro”.

Habitualmente, a diocese de Angra organiza os dois primeiros turnos, em janeiro e fevereiro, em São Miguel e na Ilha Terceira. Este ano o retiro de São Miguel será entre 23 e 27 de janeiro e o de Angra entre 30 de janeiro e 3 de fevereiro.

Estes dois primeiros turnos do retiro anual são orientados pelo padre Paulo Duarte, sacerdote jesuíta. Algarvio, nascido em Portimão, é autor de livros como “Rezar a Vida” e “Deus como tu”.

Além destes dois retiros, os sacerdotes diocesanos podem ainda participar num terceiro turno, desta feita organizado pelo Santuário do Senhor Bom Jesus, em São Mateus do Pico, que decorrerá entre 10 e 14 de abril.

O Bispo Diocesano e todos os bispos da Conferência Episcopal Portuguesa terão o seu retiro, em Fátima, do dia 27 de fevereiro a 3 de março.

Scroll to Top