Bispo de Angra reuniu com empresários de Ponta Delgada

Prelado pede envolvimento e compromisso das empresas na luta contra o desemprego

O Bispo de Angra, D. João lavrador, acaba de reunir com  duas dezenas de empresários cristãos, com empresas situadas no território das paróquias da Relva;  Covoada, Saúde e Milagres, ouvidoria de Ponta Delgada, para alinhar uma estratégia mais interveniente nas questões sociais.

A reunião, sugerida pela ouvidoria da maior cidade açoriana,  inserida no âmbito dos contactos para uma pastoral social mais comprometida, envolvendo toda a sociedade civil e a igreja,  decorreu no edificio da Escola EPROSEC, situada nos Arrifes, em Ponta Delgada.

O encontro começou com uma reflexão proposta por D. João Lavrador a estes empresários recordando os principios básicos da Doutrina Social da Igreja e como ela pode influenciar uma ética cristã nas empresas e na sociedade.

O debate, moderado pelo Pe Davide Barcelos, “foi animado e fecundo”, segundo uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores, no sentido de ajudar a delinear ações conjuntas futuras para uma intervenção social que mitigue os problemas existentes na sociedade de Ponta Delgada.

Neste ano Pastoral 2016/2017, a diocese de Angra tem como prioridade a Pastoral Social. Neste sentido,  D. João Lavrador vai promover uma série de encontros com empresários cristãos que possam envolver-se mais nas questões sociais, procurando encontrar soluções conjuntas com vista à mitigação dos problemas sociais que ainda grassam nos Açores.

Na primeira entrevista deste ano, dada ao Sítio e Programa de rádio Igreja Açores, o prelado falou deste desafio lembrando que se trata de uma responsabilidade social das empresas, que são orientadas e geridas por valores cristãos, contribuírem de forma ativa para a melhoria das condições de vida das pessoas.

“Julgo que seria interessante deixar um apelo aos empresários cristãos para que sejam capazes, dentro das suas possibilidades, de empregar pelo menos mais uma pessoa nas suas empresas e assim contribuírem para mitigar o flagelo do desemprego na Região” afirmou D. João lavrador na referida entrevista.

 

Nos Açores existe uma delegação da ACEGE, Associação Cristã de Empresários e Gestores Empresariais que, apesar da pouca actividade que desenvolve tem promovido algumas ações de sensibilização para uma ética cristã empresarial.

 

.

Scroll to Top